Duas ideias fazem uma completa? Eu procuro transformar dois parágrafos soltos de qualquer texto em uma quadra. Só torno um texto público no site se ele for assim. Se passar de quatro parágrafos, melhor ainda.
Os meus textos sem imagens na maioria das vezes são quadras. Que eu começo no raciocínio de um parágrafo e termino sei lá como. Mas eu jogo os meus planos no primeiro parágrafo dos meus textos. Para ir desenvolvendo o resto.
No segundo, eu procuro dar uma continuidade ao assunto que eu quero tratar. Aí se eu cheguei no terceiro como eu cheguei agora, já tenho meio caminho andado para concluir e até me estender se eu quiser.
No quarto, vocês já entenderam e eu sinto que você me entendeu. E eu posso concluir o meu raciocínio e até acrescentar alguma informação complementar. Afinal, aqui eu já sinto que a minha ideia está madura.
E se eu passei disso, é porque este texto chegou até você, e você está lendo. Esse é o meu processo criativo de textos em linhas básicas, e explicado da maneira mais apropriada possível: em um texto.
Que foi aprovado e está no ar. E se você chegou até aqui, é porque eu consegui transmitir a minha mensagem. Uma ótima aula de processo criativo e teoria da comunicação na prática.
Assim, dois parágrafos viram uma quadra. Mas aqui, eu fui além, e este texto tem sete parágrafos. Sinal de que eu quis ir mesmo além e tinha muito a acrescentar.