Image

Divulgação no Bluesky

E no Bluesky, como tem sido a divulgação do seu trabalho? Por que ela tem sido mais difícil lá do que no Threads? No que você estuda melhorar?
,

E no Bluesky, como tem sido a divulgação do seu trabalho? Por que ela tem sido mais difícil lá do que no Threads? No que você estuda melhorar?

Pergunta feita por este editor

No post anterior, eu falei sobre como eu estava vendo a divulgação do meu trabalho no Threads. Falei que lá eu tenho conquistado uma base sólida de seguidores, mas não estava conseguindo converter isso em curtidas. E que eu iria melhorar isso, afinal, não existe problema que a gente não consiga resolver com eficiência e inteligência. Agora eu vou falar sobre a outra rede social de texto onde eu compartilho os meus trabalhos, posts do site e outras coisas, bem como as estratégias que eu adotei para lá. Trata-se do Bluesky, rede social criada por um dos fundadores do Twitter, aquela rede social que virou X depois que Elon Musk comprou, e por causa da teimosia dele, as pessoas adotaram essas alternativas.

Diferente do Threads, que eu puxei a base do Instagram, do falecido Koo, onde eu consegui puxar a base do então Twitter, e até mesmo do TikTok, onde eu consegui puxar as bases do Facebook e da agenda de contatos, o Bluesky não tem conexões com outras redes sociais ou com a agenda de contatos, assim como o Mastodon, que eu ainda vou falar sobre essa rede ainda em uma das próximas perguntas. Era desse modo que eu conseguia descobrir quem dos meus contatos ou da minha base de pessoas que eu sigo ou que me seguem tinham contas nessas redes sociais. Sem isso, o crescimento é lento e é possível sentir isso tanto no Bluesky quanto no Mastodon. Para buscar a base que você tinha nas demais redes sociais, só indo para a busca.

Por essa razão que eu citei, o crescimento no Bluesky tem sido mais lento, visto que eu tenho uma base sólida, e preciso puxar para onde eu for, justamente para que essas pessoas me reconheçam onde querem que eu vá e vice-versa. Por isso eu tenho que captar pela busca, e essa é a primeira dificuldade que eu encontrei de achar as mesmas pessoas que eu seguia nas outras redes sociais. Ainda é importante lembrar que a rede é bastante incipiente, com poucos recursos e muito recente em termos de implantação. Ainda um dia desses você precisava de convite para criar uma conta na rede social, e foi assim que eu criei a conta no Bluesky, há quase um ano.

Apesar do desempenho fraco em termos de seguidores – 42 até o fechamento deste post – eu noto que as pessoas curtem e compartilham o conteúdo com uma frequência mais alta do que no Threads. Lembra que eu falei que no Threads eu consigo seguidores, mas por outro lado não consigo que eles curtam e compartilhem o conteúdo? No Bluesky é o inverso: eu não faço o menor esforço para que o conteúdo que eu posto lá seja curtido e compartilhado, praticamente todo conteúdo, e nem precisa ser o de desenho, é curtido e compartilhado, o que significa que o algoritmo do Bluesky entrega com mais eficiência o meu conteúdo que no Threads.

No Bluesky eu adotei uma estratégia bem distinta do Threads: para os vídeos das artes, eu escolhi postar os links do YouTube em vez dos links do Instagram, que eu optei por postar no Threads justamente por conta da intercambialidade entre as duas redes. No Bluesky ainda adotei uma estratégia herdada do antigo Twitter, postando os links do site usando os textos de chamada para ação, visto que ali eu consigo engajar de uma maneira mais eficiente, diferente do Threads, onde eu utilizo os links como base dos stories que eu posto no Instagram, novamente uma característica da intercambialidade das redes.

O que torna o Bluesky promissor é justamente o fato da rede ter um algoritmo que favorece o engajamento, ainda que eu não consiga converter em número de seguidores. Porém, é necessário se levar em consideração justamente isso: trata-se de uma rede social nova, ainda que eu esteja lá há pouco mais de um ano, mas que está sendo massificada só agora. O Bluesky tem um sistema de verificação que eu considero o melhor de todas as redes sociais, pois permite que você altere o user usando um domínio, o que eu fiz usando o domínio deste site, coisa que é possível apenas para quem é proprietário do domínio, o que por si só é uma verificação. Melhor do que um selo azul.

No Threads e no Bluesky consegui unir o melhor dos dois mundos: no primeiro eu consegui atrair mais pessoas, que podem ainda não interagir com o conteúdo que eu posto, mas lá na frente isso pode mudar. Já no segundo eu consegui de cara um engajamento que eu não via no Twitter, mas eu ainda não consegui converter esse engajamento em número de seguidores. O que novamente falando, é uma coisa que pode mudar no futuro. Tudo isso vai depender de quanto tempo o X vai continuar suspenso no Brasil, e de como os usuários das duas redes sociais irão se movimentar entre as novas redes sociais.

Foi exatamente isso que eu sintetizei na segunda-feira, no #ContentTalks, e vocês puderam ver uma parte dessa síntese aqui, já que ela estará totalmente completa no sábado, quando termino de responder as sete perguntas relacionadas as novas redes sociais. O que não quer dizer que as descobertas tenham parado; pelo contrário, elas continuam, e todo dia você descobre uma coisa nova. Afinal, tudo ainda é muito novo, e esse aprendizado é natural quando você adentra em um ambiente completamente novo, ou neste caso, em dois mundos totalmente diferentes, feitos praticamente pelas mesmas pessoas, lidando com os algoritmos de maneiras totalmente diferentes.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo