Image

Detalhe do dia a dia

Qual detalhe do dia a dia você acha mais inspirador para criar?

Qual detalhe do dia a dia você acha mais inspirador para criar?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Cada momento do seu dia tem um detalhe que você se sente ambientado, se sente bem, enfim, não esquece. Fica gravado na sua memória e você lembra de alguma coisa boa que viveu naquele momento. Pode ser o amanhecer ou o anoitecer, o fim de tarde que te lembra que logo toda aquela rotina agitada vai desacelerar, o nascer do Sol que representa o oposto, a rotina tem dessas coisas, de te fazer estar ambientado em um determinado momento do dia, que você repete várias vezes por força ora do trabalho, ora da vida mesmo, e esse momento vai inevitavelmente te trazer uma lembrança boa no meio da agitação da cidade grande.

Talvez seja por isso que o fim de tarde seja o momento que mais me inspire, porque a cidade começa a mudar de ritmo e se acalma, e talvez a calma seja o momento em que eu mais me inspire, não para menos este site é atualizado de noite na maioria de seu tempo, não que isso seja parte da minha rotina, mas ainda não é uma coisa institucionalizada para mim. É uma coisa mais de instinto e de vontade de estar ativo quando todos estão desacelerados. Não para menos o meu dia começa de noite e termina praticamente de madrugada. Sou aquele que está ativo quando todos estão desacelerados, dormindo, fazendo o possível para ser uma parte importante da cidade que funciona enquanto ela teoricamente dorme.

O meu ensino médio foi de tarde, mas eu voltava para casa no pôr do Sol. E as disciplinas pendentes da faculdade foram de noite, e eu saía no momento que o Sol se punha, em um momento que a cidade começava a descalerar, voltando para casa numa cidade desacelerada em ônibus vazios, hoje um tanto quanto raros, mas que rodavam. Esses momentos me ajudaram a entender por que a noite é tão inspiradora para mim, o momento da desaceleração, o momento em que tudo se acalma e tudo o que você precisa é de calma. Já trabalhei muitas vezes na agitação, porque isso é a vida de quem trabalha com comunicação. Mas nada é tão acolhedor quanto a calma.

E olhe que eu estudei a maioria do meu tempo de manhã, como no ensino fundamental e na faculdade, onde eu tinha que levantar cedo e me preocupava muitas vezes com a hora de dormir, mas sempre conseguia acordar cedo e pegar as primeiras horas do Sol. Era um momento que não deixava de ser inspirador e nem teria como deixar de ser por motivos óbvios: você vê uma cidade começando a acordar, se é que alguma vez ela já dormiu. É um momento em que a calma contrasta com a agitação que começa a tomar forma. Quando a cidade é iluminada pelos primeiros raios do Sol, ela não só acorda como pulsa.

Sou o pulso da cidade que desacelera de noite. Sou quem muitas vezes está acordado enquanto os outros dormem. Sou quem está alerta mesmo estando acordado ao mesmo tempo em que todos estão acordados. Cada detalhe do dia a dia importa, mas nada é tão acolhedor quando o momento do dia em que você se sente bem e agradecido por tudo aquilo que você construiu. E se eu tiver que lembrar de um momento em que os alicerces do meu projeto começaram a ser levantados, te diria que esse momento é o pôr do Sol. E a noite. Porque enquanto a cidade na teoria está dormindo, eu estou acordado, provando que a cidade jamais há de dormir.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 209: A cidade como palco de narrativas - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 209: A cidade como palco de narrativas
  2. Luneta Sonora 208: Criatividade em tempos de excesso
  3. Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação
  4. Luneta Sonora 206: Storytelling urbano
  5. Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes