Produtividade. É o que se busca, é o que se procura, se bem que é tudo a mesma coisa, mas sempre reforça o desejo de melhoria constante diante dos desafios que estão aparecendo ao longo do ano. Um dos planos que eu mais tinha em mente com as mudanças no ambiente de trabalho era o de melhorar as redes sociais, ou ao menos tentar, afinal, elas são essenciais para a divulgação do meu trabalho e para trazer leitores para o site, mantendo o princípio de que as redes sociais não são o destino final, mas o meio do caminho, e como tal, precisam ser meio de divulgação para trazer e fidelizar novos leitores.
Mas como eu não poderia dizer que as coisas não estariam melhorando diante das melhorias das próprias ferramentas de trabalho, e das coisas que só vem para facilitar, dentro daquilo que você espera? Algumas dessas melhorias, inclusive, chegaram em boa hora e estão sendo trabalhadas desde o momento em que elas foram disponibilizadas. O Canva, uma dessas ferramentas que eu uso nos meus trabalhos de redes sociais, inclusive com várias artes para o site, lançou melhorias que começaram a ser distribuídas para vários usuários. Fui um desses que desbloqueou as novidades e gostei muito do que eu vi, e resolvi aplicar algumas dessas novas funcionalidades na rotina de trabalho.
Uma dessas funções que eu esperava era a de multidesign, que me permite em um único arquivo aberto trabalhar vários formatos de arte. Foi assim que eu passei a fazer stories temáticos que até então eram exclusividade do #ContentTalks. No #ContentTalks e no Luneta Sonora – que não tem template de story – são criadas artes em multidesign por causa da ferramenta de pranchetas do Adobe Photoshop, que eu sigo usando para algumas artes bem mais complexas. No Canva, precisava fazer isso em dois arquivos separados e isso era bem chato para quem queria concentrar as artes de um determinado tema. Por isso em alguns, eu nem fazia story. Só as artes que realmente fossem indispensáveis, não que stories não sejam.
Com a implantação do multidesign no Canva, readaptei as bases de artes de vários temas, incluindo o de todas as artes tradicionais, onde os multidesigns tem bases de site graph – essa arte do topo de cada post que aparece quando o post é compartilhado nas redes sociais – e da foto que vai ao ar nas redes sociais. Agora, eu fiz isso em bases de posts soltos. Fiz um teste no anúncio do post da semana passada do #minhacidade, mas aperfeiçoei porque o rodapé de link que eu criei não estava padronizado com o do #ContentTalks. Fiz isso ontem em algumas bases, incluindo no #minhacidade, onde eu fiz um ajuste justamente no rodapé do link para deixar com o formato que eu queria.
Com todo o trabalho realizado para adaptar as artes e com todo o planejamento estabelecido, os temas que terão stories personalizadas de anúncio dos posts, para além deste tema da segunda-feira, são os de terça, quinta e domingo, além de outros posts também contarem com stories próprias. O plano vai ser de manter a melhoria constante nas redes sociais, afinal, elas são uma vitrine para o trabalho que eu quero realizar para os clientes. Afinal, se você quer mostrar que sabe lidar com o trabalho nas redes sociais, você sabe que precisa caprichar na maior vitrine que você tem: as redes sociais que você tem. Que são o seu laboratório.
Ok, o story de domingo é chamado de “destaque do site” porque eu deveria utilizar em mais posts, mas eu geralmente uso somente para as crônicas, coisa que eu tenho feito mais ultimamente. Permaneceu assim por causa do meu próximo e futuro passo. O dia que eu aumentar o volume de posts nas redes sociais justamente para divulgar o site, os vídeos e outras coisas mais, todo o aparato precisa estar preparado. É o que eu tenho aqui e com a ajuda de vocês, seja através dos trabalhos de publicidade, seja através das contribuições, eu posso reforçar. Tudo isso em breve vai ser mais do que reforçado com o espaço físico ampliado. Enquanto isso não acontece, eu faço as coisas com o que eu tenho, e sigo na batalha para conseguir o resto.