Image

#ContentTalks: Um mês inteiro bem planejado

As artes juninas são resultado de um mês inteiro bem planejado. Foram 35 artes entre tradicionais e digitais que estão prontas, e serão entregues por completo até o final do mês.

O Dia de São João é o momento em que a gente olha para trás e vê o resultado de um mês inteiro bem planejado. A intenção foi levar ao ar 20 artes digitais e 15 artes tradicionais juninas, e estamos conseguindo. Junho não acabou, as festas juninas ainda não acabaram, ainda tem São Pedro, mas o que importa é que a série junina de artes foi um sucesso, e diz muito sobre como a gente pode fazer uma coisa bem planejada a longo prazo, mesmo que algumas coisas a gente faça em cima do laço.

E olha que dessa vez não teve um desenho em cima do laço feito nesse período junino. As 20 artes digitais foram feitas nos domingos da semana em que iam ao ar, bem como o material de divulgação. E é um desafio, afinal, não é como eu faço habitualmente, de postar o vídeo de uma arte digital e só levar a arte ao site semanas ou até meses depois. Além disso, os títulos dos desenhos são definidos quando os posts são escritos no site; nas artes digitais gerais, o título é definido no momento em que a arte é postada em vídeo.

Tive bons resultados, principalmente no YouTube, que superou os 700 inscritos, rumando aos 1000 com a tranquilidade de quem espera cada marca pacientemente. Os números, aliás, foram estáveis o tempo todo nas redes sociais, onde a gente desafia os algoritmos, que entregam cada vez pior o conteúdo que é postado. Entender os algoritmos das redes sociais vai ser um desafio para as próximas séries, e isso já a partir da semana que vem, quando a série de artes digitais volta a ter temas gerais.

E por falar nas artes digitais gerais, apenas coroando esse planejamento, a fila do próximo semestre está pronta, e foi construída ao longo deste, fazendo as artes depois de postados os desenhos, sendo que todos eles estão numa pasta esperando o momento de irem ao ar. Vão se juntar a essa pasta os quatro desenhos que serão feitos no fim de semana que vem, lembrando que as artes digitais juninas vão ao ar cinco desenhos por semana (um por dia útil) enquanto nas artes digitais gerais, vão ao ar quatro desenhos por semana (um por dia útil, exceto nas sextas-feiras).

O que importa, é que eu consegui estabilizar as redes e dizer para as pessoas que eu estou aqui. Levei para o mundo a cultura e os costumes da nossa gente. Afinal, quando se está num lugar, se difunde sua cultura, se divulga o que você vê todos os dias, para pessoas que ainda não conhecem tudo isso e não fazem ideia da importância que a nossa identidade cultural possui. Faz ideia do tamanho da responsabilidade que, por mais que não pareça, é enorme? É justamente sobre isso e é assim que as artes juninas, sejam elas tradicionais ou digitais, são mais uma tradição que eu construí aqui no site.

Sexta-feira vai ao ar a última arte digital junina do ano de 2024. Assim como na sexta-feira vai ao ar o último desenho junino do segundo caderno de #40folhas e no sábado, no quarto caderno de #96folhas. No caso da #FolhaColorida, ainda tem mais duas artes para entrar no ar, prolongando um pouquinho a sessão junina para o mês que vem, sendo que ainda teremos três seleções de artes digitais para entrar no ar na web story da semana. E sim, vai pegar o mês de julho, porque a gente quer prolongar mais um pouquinho, não é? Mas temos as demandas do segundo semestre pela frente.

Um mês inteiro bem planejado é o resultado de sonhos que você lutou para que se tornassem realidade. E aqui estão. O mês de junho não acabou e ainda tem conteúdo para colocar no ar, mas tudo o que foi feito nesse ano está pronto, e o que falta é justamente isso: colocar tudo no ar. Para iniciar um novo ciclo até dezembro, quando teremos as artes de Natal e Ano Novo. Enquanto isso, o ciclo das artes tradicionais continua, e teremos caderno novo no segundo semestre. É assim que estou pronto para começar tudo de novo, pronto para o novo.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.