Todo ano é assim: a gente sabe que dezembro promete fortes emoções. E eu sei que preciso fazer posts extras para tudo, e muitos deles estão no aguardo justamente das divulgações de fim de ano, com a cor do ano de 2024, as pesquisas do ano de 2023, essas coisas. Planejamento faz a diferença para não fazer as coisas em cima do laço, afinal, é necessário aliar a tradição aos novos tempos, principalmente esses que você tem que se fazer presente o tempo todo.
E como já virou tradição, dezembro é um divisor de águas. E o que esse mês vai trazer é o resultado das estratégias que estão encaminhando meus perfis das redes sociais ao primeiro milhar de seguidores. O Instagram está próximo, o Twitter chega lá já já, o TikTok está começando a apontar para lá. É necessário fazer que as pessoas cheguem até o seu trabalho e se conectar com uma comunidade, não importa nem mesmo as barreiras de fronteira e idioma.
Até porque eu trabalho com o conceito de que a arte é uma linguagem universal, que todos podem entender, e eu consigo trabalhar com vários tipos de público, e trabalhar com sinergia entre esses públicos. Isso se consegue com bastante trabalho, e por isso não se pode desistir fácil. Não para menos este trabalho vai completar 15 anos no dia 23, e ele foi feito com bastante resistência, resiliência e força de vontade de transformar o que você faz em conteúdo, sem mudar quem você é.
E este é o motivo pelo qual este é o conceito da campanha dos 15 anos do site. O de passar por várias mudanças, novos modos de consumir conteúdo, ir se adaptando a cada um desses modos, enfim, mudar o tempo todo sem mudar quem você é, afinal, os modos de consumir conteúdo podem mudar, o que não pode mudar jamais é o motivo pelo qual essas pessoas consomem, e se você muda o tempo todo, como você vai ser reconhecido?
Bem, voltamos para os posts especiais de dezembro que eu estou desenrolando as bases. Já montei as estruturas de vários posts e deixei algumas coisas em stand by para o caso de as divulgações saírem. Fora que os calendários estão prontos, assim como as artes de destaque dos posts, e o primeiro entrou no ar hoje. Lembrando que eu estou trabalhando com seis temas de calendário fixos há algum tempo, teve tempo que eu fiz 30 calendários em um ano, só mudando as cores de alguns deles. Ainda bem que passei dessa fase.
Os resultados de tudo isso vocês já estão começando a ver nesta semana. E assim, tudo o que eu estou planejando vai dando certo, afinal, eu sei como as coisas são desde os anos anteriores, com a experiência de trabalho que você vai acumulando e se acostumando, e a cada ano você aprende uma coisa nova e vai tirando de letra. Afinal de contas, rotina é rotina e a gente se adapta rápido. E transforma em tradição de fim de ano.
E isso é resultado de planejamento. A prova de que, sim, planejamento faz a diferença.