Image

#ContentTalks: O que mudou em 10 anos de migração do site?

Se eu te contar o que mudou de 10 anos para cá desde que o site deixou de ser um mero blog e passou a ser auto hospedado, diria que foi muita coisa. Do conteúdo até a experiência.

Nesta sexta-feira, o site completa 10 anos de sua migração para hospedagem própria, bem como está em WordPress. Chego nessa fase com quase 10 sites montados, 3 sites institucionais no estaleiro e uma herança que nada, nem os algoritmos são capazes de apagar ou de esconder para que ninguém possa ver, afinal, nada do que está aqui, está aqui por acaso. O resultado de tudo o que eu fiz está aí, para que todos possam ver. Mas o que mudou nesses 10 anos em que o site é o site que você conhece? O #ContentTalks de hoje é basicamente sobre isso, refletir sobre o que mudou de lá para cá, afinal, comemorar o dia mesmo é na sexta-feira, e eu deixo isso para o Luneta Sonora contar. Pense num podcast que dá sorte de pegar essas datas.

O então Blog Josivandro Avelar, que é exatamente esta mesma página que existe há 15 anos e meio – completa 16 anos de existência em dezembro – era um blog no Blogger. Ficou quase seis anos lá, para falar a verdade, nem completou seis anos direito. Precisava de um ambiente onde poderia crescer. Mudou para hospedagem própria em 9 de agosto de 2014. O WordPress foi instalado por mim mesmo, que cuidou de toda parte visual e estrutural, para que o site ficasse talvez não do jeito que imaginava, mas da melhor maneira para ser apresentado para as pessoas. Uma maneira bem profissional mesmo, sabe? Fiz surpresa, fiz suspense, mas consegui levar o mistério para as pessoas até o fim do que seria “a maior reforma da história do blog”.

O conteúdo produzido no blog dos tempos de Blogger foi trazido para cá e está disponível até hoje, à exceção de 12 posts restritos, que só podem ser lidos por quem assinar o Luneta Prime. Eram conteúdos que optei por restringir em vez de simplesmente tirar do ar, e de quase 15 anos. Controlar todos os aspectos do conteúdo, da indexação nos mecanismos de busca até o compartilhamento nas redes sociais foi um dos vários ganhos da migração, bem como uma melhor apresentação das imagens, textos e toda parte visual, que é importante para mostrar o que de melhor você sabe fazer. Tudo na base da pesquisa sobre a plataforma que eu fiz com muito cuidado e antecedência. Confiei em mim e mandei ver, porque como dizem, coragem é uma coisa que a vida exige de nós. Tá aí o resultado, 10 anos depois.

O que mudou de lá para cá? Muita coisa! O site teve cinco temas nesses dez anos. O atual foi implementado em 2020 e teve várias mudanças de cabeçalho, rodapé, enfim, uma personalidade. E essa possibilidade de personalizar também foi bastante determinante para a mudança, afinal, é sobre a maneira que você apresenta o seu conteúdo para as pessoas. Que não pode ser de qualquer maneira, porque é algo com a sua cara e que ninguém tira de você. É sobre estar no controle de tudo e ao mesmo tempo ser incentivado a cada vez mais melhorar o seu trabalho dentro das suas possibilidades, sem mudar quem você é, deixando traços da sua personalidade.

Eu fiz. Fiz o que tinha que ser feito e até hoje eu colho os frutos de tudo isso, porque olhando para o que eu fiz até hoje, eu posso dizer que todo esse esforço valeu a pena. O suficiente para plantar sementes em outros lugares na forma de sites para outros projetos. Nesse momento, quis focar em blogs e sites institucionais, tanto que tem projetos no estaleiro e em andamento, logo vocês vão conhecer melhor esses projetos. Porque o momento agora é de preparar o terreno para o que será feito nos próximos 10 anos, na certeza de que esse passo que eu dei há 10 anos atrás ainda reverbera e ainda há de reverberar por muito tempo.

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo