Image

Como vai funcionar a gratuidade dos transportes nas eleições na Paraíba

Entenda como vai funcionar a gratuidade nos transportes da Paraíba neste domingo, dia de segundo turno das eleições.
, , ,

Seguindo uma tendência nacional e orientado por resoluções do TSE, os sistemas municipais de João Pessoa e Campina Grande, bem como o sistema intermunicipal na Paraíba, oferecerão gratuidade nos ônibus no dia 30 de outubro, o domingo do segundo turno das eleições para governador e presidente. O objetivo é diminuir a taxa de abstenção da votação, muitas vezes provocada pela dificuldade no deslocamento dos eleitores, principalmente aqueles que se mudaram e não trocaram seu local de votação ou domicílio eleitoral.

Então, como é que vai funcionar esse esquema? Aqui estão algumas informações para que fique mais claro como, quando e por quanto tempo a gratuidade será concedida.

No sistema urbano de João Pessoa

Todas as 73 linhas do sistema vão rodar no domingo, 30 de outubro, como se fosse um dia útil. A gratuidade será válida entre 6 e 20h.

O usuário passa pela catraca normalmente; se ele tiver o Passe Legal, passa na catraca sem precisar apresentar nenhum outro documento adicional. Mas se não tiver, não tem problema: basta apresentar o título de eleitor ou o aplicativo e-Título ao motorista, e ele libera a catraca.

No sistema urbano de Campina Grande

A gratuidade será válida entre 5:30 e 20h e funciona no mesmo esquema: com ou sem cartão – em Campina Grande é o Vale Bus Card -, passa pela catraca.

No sistema metropolitano

Mesmas regras dos sistemas municipais, com a diferença de que a gratuidade é válida durante o domingo sem uma limitação clara do horário, ou seja, na prática é válido durante todo o dia 30.

No sistema rodoviário intermunicipal

Para obter a passagem de ida, o passageiro deve se dirigir ao guichê da empresa para a qual vai viajar apresentando o título de eleitor ou o e-Título, comprovando que vota na cidade de destino. Já para obter a passagem da volta, deve fazer o mesmo procedimento, com a diferença de que deve apresentar o comprovante de votação e a comprovação de que fez uso da gratuidade na ida (o bilhete que recebeu no primeiro procedimento).

Para este caso, a gratuidade vale das 7h do sábado (29) até as 7h da segunda (31).


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.