Image

Como surgiu o #31conversas

O #31conversas surgiu para substituir o Bloganuary, que o WordPress.com não realizou dessa vez. Conte como essa ideia surgiu de repente.

O #31conversas surgiu para substituir o Bloganuary, que o WordPress.com não realizou dessa vez. Conte como essa ideia surgiu de repente.

Pergunta feita por este editor

Sabe quando uma ideia surge na base da necessidade, e surge assim, em cima do laço? O #31conversas foi assim. Surgiu quando descobri a descontinuidade de um desafio que fiz por três anos seguidos e acreditava que esse seria o quarto ano em que eu faria esse desafio. Dei férias a série de artes digitais no site para abrir espaço para que esse desafio fosse possível. Mas ele não aconteceu. E eu precisava manter a minha palavra para os leitores que a série de artes digitais ficaria de férias, afinal, ficaria feio se eu retornasse a série tendo dito por vários dias seguidos que a série estaria de recesso. E eu precisava fazer alguma coisa.

Reforçando para quem ainda não sabe, a série de artes digitais está de férias do site. E eu tinha combinado assim para abrir espaço para o desafio que iria fazer. Nas redes sociais, continuo postando desenhos inéditos, que é o que garante o conteúdo que vai ao ar aqui no site. A série volta no dia 3 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, já que no dia 7 de fevereiro, uma sexta-feira, estreia a série “Artes que falam” no site, com uma arte por semana dentro de uma frente de cinco artes que eu já terei postado nas redes sociais. Uma delas, inclusive, já foi ao ar, deflagrando o começo do novo tema. E entra na fila para o site.

Aí ok, eu coloquei a série de artes digitais de férias. Era para fazer o Bloganuary, que esse ano não aconteceu. E o que era o Bloganuary? Era um desafio onde os blogueiros, que nem precisam necessariamente ter um blog na plataforma WordPress.com (eu uso o CMS autohospedado), iriam escrever sobre um assunto diferente, proposto pelo WordPress.com, durante os 31 dias de janeiro. Recebia um tema pelo e-mail e escrevia um post com base nesse tema. É um exercício que tem como objetivo estimular o hábito da escrita diária entre os usuários da plataforma. Fiz esse desafio por três anos seguidos, em 2022, 2023 e 2024.

O #31conversas surgiu na tarde do dia 1º de janeiro de 2025. Que é um ambiente propício a não se fazer nada, mas eu quis fazer assim mesmo. Tinha em mente que o WordPress.com iria realizar mais uma vez o Bloganuary, mas não encontrei mais a página do desafio, e por fim, ele redirecionava para a página do Daily Prompt. Quando fui ver a pergunta do dia 1º de janeiro, era a mesma pergunta do dia 1º de janeiro do ano passado. Foi por essa mesma razão que o Daily Prompt, que eu fazia aqui no site diariamente, foi substituído por este tema, o Conhecendo Você, que inicialmente era feito de perguntas elaboradas pela inteligência artificial, depois passaram a ser feitas por mim mesmo.

E o Conhecendo Você quase acabava ali. Por alguns minutos, pensei em acabar com o tema, concluindo as perguntas que restavam da semana e pronto, eu iria inventar outra coisa. No post original, cheguei até a escrever isso com direito a justificativa, mas eu desisti. Peguei o post, reformulei e transformei na primeira das #31conversas, reformulando o texto todo de modo que agora a base das conversas não é mais uma pergunta, e sim um assunto, que é o assunto que está no título de cada post, reformulando ainda as próprias artes de divulgação, com uma nova paleta de cores, baseada nas cores predominantes do meu quarto, o que deve ser meu em 2025: o verde-piscina é das paredes, as letras são marrons iguais a janela do quarto.

O #31conversas é o modo que eu arrumei naquele momento de conversar com os leitores sobre a vida e do que eu espero do ano que começa nesses 31 dias de janeiro. Eu não recebo mais um tema pelo e-mail, e sim eu converso sobre assuntos que me vem à mente. Tudo ali é uma proposta minha. O tema eu decido na hora mesmo e escrevo. É mais um tema que deixou de ser de perguntas prontas para ser um tema totalmente autoral. Como em todas as ideias que eu crio na hora, leva tempo para me adaptar, leva tempo para me acostumar. Mas no fim, se tornou mais uma marca registrada do site, que será renovada em janeiro do próximo ano. Mas as conversas de 2025 estão só começando, e temos muito ainda para conversar.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo