Quando a gente diz aqui para que você nunca se apegue ao número de uma linha, é porque eles podem mudar completamente de lógica ao longo dos anos. E essa é mais uma subsérie da coluna de mobilidade, além das linhas extintas. E a subsérie dos códigos reciclados abre com o código 302.
Até 1994, esse era o código da linha Bancários/Pedro II. A linha em questão foi agregada naquele ano ao então 518 para a criação dos circulares de bairro dos Bancários (3510/5310).
Em 1999, foi criada a atual linha com o código em questão, a Cidade Verde/Pedro II. Ela atende a oitava etapa do bairro de Mangabeira – a área é conhecida como Cidade Verde, apesar de haver um loteamento homônimo no Bairro das Indústrias. Como mencionei na semana retrasada, a linha agregou a si a antiga 305.
Atualmente, a linha 302-Cidade Verde/Pedro II realiza 60 viagens nos dias úteis, 36 aos sábados e 24 nos domingos.
Quanto a linha dos Bancários, as linhas 3510/5310 chegaram a retornar após a pandemia, porém foram desagregadas meses depois de seu retorno. A linha 518 voltou a rodar via Epitácio Pessoa, com 22 viagens nos dias úteis e 10 aos sábados, não operando aos domingos.
Já quem atende os Bancários por dentro é a linha 304, agregando o itinerário do Castelo Branco – logo não é bem um código reciclado e sim uma fusão tal qual o caso mencionado da 302 do Cidade Verde com o 305, com 31 viagens nos dias úteis, 20 aos sábados e 10 aos domingos.
Viagem pela história
A subsérie dos códigos reciclados, que abriu com o código 302, irá se alternar com a das linhas extintas – suas sugestões continuam de pé, mas aos poucos elas vão entrando na fila. Isso além dos fatos e novidades que forem aparecendo ao longo das semanas. E assim gero os assuntos da coluna de mobilidade, também contando história.