Qual o primeiro aspecto do seu trabalho que você revisita quando começa o “ciclo dezembro”?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Dezembro é o momento em que a gente revisita muita coisa, para além dos próprios trabalhos. E no meu caso, eu procuro entender o ano em forma de um panorama geral, mas o que eu queria era justamente construir tijolo por tijolo o ano ao longo desses 12 meses. A gente, lógico, não constrói um ano inteiro pensando no final, pensando em dezembro, mas muitas coisas começaram nesse mês, que é, como eu disse, um divisor de águas, um momento em que a gente idealiza, a gente testa, a gente coloca em prática, a gente tem tempo para colocar em prática o que vai ser o ano que começa. A própria agenda é a primeira coisa que eu revisito quando o “ciclo dezembro” começa.
Esse é o momento que eu tenho para reavaliar a própria agenda que eu vou seguir no próximo ciclo da minha rotina, porque ela não é única no ano inteiro, cada semestre é diferente de um para outro, cada ano então, mais diferente ainda. Tem momentos que eu altero a agenda no meio do ano, mas eles são raros. Não para menos eu passei a indicar os momentos de mudança de rotina através das cores no site representando as épocas, as chamadas paletas sazonais. É por isso que você vai ver o site em tons de vermelho pastel em dezembro, assim como você vê o site em sua cor institucional, a cor azul, nos períodos de rotina. Antes disso, o site foi exibido em amarelo em junho, e assim eu enfeito a minha casa representando esses períodos de produtividade e revisão de rotina.
Um desses exemplos de projetos que começaram a partir dos projetos de dezembro é o #TrendTalks, tema das terças-feiras, que foi inspirado nos comentários do Year in Review do Google, que aliás está bem próximo. O tema, que já teve um piloto em 2021, entrou no ar de maneir efetiva no dia 3 de junho deste ano, substituindo a web story da semana. O tema surgiu na necessidade de não tratar as notícias que acontecem no Brasil e no mundo apenas no final do ano, tendo um espaço dedicado durante a semana. Era um dos meus objetivos criar um espaço para o factual no meu site, e eu encontrei ali o espaço ideal para eu colocar o plano que eu tinha em prática de pesquisar assuntos que dominam as discussões de maneira mais analítica.
Assim, dá para chegar com mais afinação para o momento de publicar os resumos do Year in Review, não para menos a fonte de grande parte dos assuntos é a mesma fonte do Year in Review, o Google Trends, que eu crio o hábito de visitar em vez de só fazer isso no fim do ano. E eu deveria entender os hábitos de pesquisa tendo um site, não é? É o mínimo para mim. E eu posso colocar esse conhecimento em prática em outros aspectos do trabalho, já que eu tenho formação em um dos campos de comunicação, e quero aprender mais sobre todos os demais, afinal, faço várias coisas ao mesmo tempo, o que é normal de quem tem curiosidade de saber como as coisas funcionam.
Esse é um exemplo de como o “ciclo dezembro” não é apenas um ciclo diferente, mas um ciclo que inspira e dita as regras dos próximos ciclos. Vão surgir coisas diferentes, incríveis, coisas que eu não sei como vão ser, mas que prometem ser boas e inspiradoras. Quem trabalha com criatividade sabe que em alguns momento ela chega ao seu auge e ao seu ápice, que ok, são sinônimos, mas saibam que eu gosto de brincar com palavras e eu tenho essa liberdade criativa de brincar, de testar, de sonhar. Porque quando a gente tem essa autonomia criativa, a gente coloca em prática ideias que podem até parecer ser impossíveis, mas impossíveis são aqueles sonhos que ninguém ainda teve a iniciativa de torná-los realidade.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.











