Eu nunca senti tanto calor como nesses últimos dias. Aquele calor de rachar, que você sua em 30 metros de caminhada – até menos, diga-se de passagem – e até mesmo dentro de casa quando não está fazendo nada. Certamente essa deve ser a mesma sensação que você tem. Mas será um calor típico de verão?
Talvez sim, porque estamos no verão. Talvez não, porque estamos vivendo uma onda de calor como nunca vi – ou senti – na minha vida. Mas vamos com o que temos, não é? E muitas vezes, a gente dá um jeito tomando banho, alterando a alimentação, essas coisas que a gente faz em uma temporada de calor intenso.
O ano passado foi o ano mais quente da história, e isso não é conversa, tem comprovação científica. Estamos em um forno, literalmente. Em alguns lugares nem tão quente, em outros bem quente mesmo. Onde eu estou, bem, nem eu sei como avaliar o calor, talvez porque você já esteja acostumado.
Mas não tanto como hoje. Cá estou eu trabalhando a 28 graus em plenas nove horas da noite. Para essa hora, é quente. É porque vocês não viram as temperaturas de manhã e tarde, e eu tive a coragem de estar fora de casa em plenas 11 horas e 30 minutos da manhã. O que é para poucos em tempos como esse.
Calor era para ser algo típico de verão. E de certo modo é. Mas como esse, não tem igual.