Image

Café, leite ou uma bebida quente

Concorda que um clima mais ameno é ideal para tomar um bom café, leite, uma bebida quente?

Concorda que um clima mais ameno é ideal para tomar um bom café, leite, uma bebida quente?

Pergunta feita por este editor

Café combina com qualquer momento, com um clima ameno então, mais ainda. Um clima assim pede um café, mas não só um café: pede um leite, um café com leite quem sabe, um leite com achocolatado, enfim, pede uma bebida quente. Durante a semana do Conhecendo Você em que eu falei sobre o café, ressaltei o quanto eu gosto da bebida justamente por proporcionar momentos de tranquilidade, inspiração, e principalmente, por combinar com momentos assim, quando você precisa de calma, concentração e inspiração depois de momentos mais agitados que você teve e precisa sair para aguentar tudo novamente. E o melhor momento para isso é quando se está em um clima mais ameno.

E um clima mais ameno pede uma bebida quente. Um café para as segundas-feiras, melhor ainda, mas isso para mim seria chover no molhado, porque eu sempre ressalto o quanto a bebida combina com o dia, mais ainda com o clima. Mas eu vim falar de outras bebidas que também vão bem em um clima ameno, e com alguns acompanhamentos, principalmente quando se está numa tarde, por exemplo, que é aquele momento em que eu muitas vezes não faço muita coisa e quero descansar um pouco mais, justamente por trabalhar de noite. Sim, eu falo daquele lanche da tarde, aquele café com biscoitos, aquele momento em que você recarrega um pouco mais as energias antes de um dia intenso de trabalho. Que no meu caso é noturno.

Mas tem aquelas comidas da noite, para preparar para dormir. Esse momento pede um copo de leite, que no meu caso é com achocolatado, com alguns biscoitos ou alguma coisa que eu queira acompanhar junto, como um pão ou um pedaço de bolo, que são outras coisas que também combinam com o período da tarde que eu mencionei anteriormente. Mas nada muito pesado, lógico, afinal, quando se está perto da hora de dormir, não dá para comer alguma coisa mais pesada. Você precisa, logicamente, maneirar, afinal, você precisa digerir o que você comeu, e logo mais você vai precisar dormir. Justamente naquele sono que você precisa para recarregar as energias.

É importante se alimentar bem em todos os momentos, seja nos de clima mais quente, quando você precisa tomar bastante líquido para se hidratar, seja nos de clima mais ameno, que você logicamente tem que manter o ritmo da alimentação, mas precisa de certo modo tomar uma bebida mais quente, por exemplo. O clima praticamente define o seu paladar, e você percebe isso quando quer comer alguma coisa que se adeque ao momento que você vive, o clima que você sente, afinal, cada momento pede uma comida diferente, uma bebida diferente. Garanto que você está lendo este texto e sentindo vontade, por exemplo, de tomar um café com leite a essa hora.

Um clima mais ameno pede uma alimentação mais adequada, como aliás qualquer clima pede uma alimentação que se adapte às suas necessidades e ao clima de onde você está neste momento. Afinal de contas, a gente gosta de se sentir bem em todos os aspectos, e em todos os climas, e a nossa alimentação de certa forma reflete um pouco disso. E nada como se sentir acolhido quando você toma uma xícara de café com biscoitos à tarde, por exemplo, que é uma das maneiras de me sentir bem. Não sei qual deve ser a sua, mas com certeza, você se dá melhor com uma determinada comida, em um determinado clima, que para você vai combinar muito bem.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.