Image

#bloganuary 021: Esse é o meu nome

Eu quis ser conhecido pelo meu nome todo, pelo nome pelo qual eu fui registrado, sem apelidos nem pseudônimos. É o meu nome.
, ,
Escreva sobre seu nome: o significado, a etimologia etc.

Existem 85 pessoas no Brasil batizadas com o nome de Josivandro. 24 delas moram na Paraíba. Eu sou uma delas. Esses dados eu obtive na plataforma “Nomes do Brasil“, do IBGE, que é baseada nos dados do Censo de 2010. É o que tem enquanto eu ainda não sei quantas pessoas com meu nome existem hoje registradas no país, já que tivemos um Censo em 2022.

Mas de onde surgiu a ideia de me batizarem assim? Foi minha mãe a responsável, há 35 anos atrás.

Quantas vezes eu não já contei essa história, não é? E se sim, é por conta das perguntas do tempo de Daily Prompt, acho que foram umas duas ou três onde eu contei sobre a origem do meu nome, que pelo menos no meu caso, como bem disse, foi uma ideia da minha mãe. Mas não custa nada recapitular a história para quem ainda não sabe, não é?

Josivandro é a junção dos nomes do meu pai, José, e da minha mãe, Vanda. Aquela história que praticamente se resume em uma linha e todo mundo entende por que o meu nome é esse. Nem eu saberia explicar por que a minha mãe juntou o nome dela e do meu pai para formar o meu nome.

O meu apelido é Josi. E até fez parte do primeiro nome deste site, Diário do Josi. Mas eu quis ser conhecido pelo meu nome todo, pelo nome pelo qual eu fui registrado, sem apelidos nem pseudônimos. É o meu nome. Jamais trocaria por outro se pudesse, nem mesmo pelo apelido pelo qual a família me chama.

E assim, eu fiz do meu nome a minha marca. E é pelo meu nome que eu quero que você me encontre, é pelo meu nome que eu quero que você me conheça. Como você me encontrou aqui neste site, que leva exatamente o meu nome.

Este é um tema proposto pelo Bloganuary, um desafio organizado pelo WordPress.com todo mês de janeiro com o objetivo de estimular o hábito da escrita diária, com um prompt diferente para cada dia do mês.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  2. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  3. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  4. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  5. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde
  6. Luneta Sonora 121: Um dia de recados soltos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.