Numa vida em sociedade, você tem que obedecer as regras do jogo. Regras que quem manda tem que obedecer para manter essa vida em sociedade harmoniosa. Mas o que acontece quando as coisas mudam de um dia para o outro, passam por cima dessas regras, você entende que elas foram quebradas e do mais absoluto nada, quem manda aceita numa boa? Tem certeza de que as regras de uma vida em sociedade funcionam mesmo ou elas só valem para você como um modo de te colocar em seu devido lugar de ser um robô programado só para dizer sim?
Não deveria ser assim em sociedade. Mas é isso que acontece. As coisas deveriam mudar na velocidade que a gente precisa acompanhar, e o mais fundamental de tudo isso: serem aceitas pela comunidade. O sim e o não devem ser escutados da mesma forma, assim como as discordâncias que possam vir a existir. O pior que pode acontecer é se quem está lá em cima no topo da sociedade não aceitar essas discordâncias, porque precisam de pessoas para sustentar essa sociedade, dane-se os sonhos e objetivos que você tem.
Nasci e cresci dentro das regras do jogo que me foram estabelecidas. E é lógico que eu vou ficar inconformado quando elas são quebradas para se adaptar a quem quer se agradar. Quando a gente sente que isso acontece, se sente traído e desvalorizado. E tem que engolir em silêncio, porque as regras do jogo só valem para você. Eles precisam de robôs programados para dizer sim e sustentar uma sociedade dita perfeita.
Isso é um conceito que vale para todos os tipos de sociedade, seja ela familiar, comunitária, ambiente de trabalho, onde quer que a gente conviva em sociedade. É desanimador a gente fazer de tudo para manter uma sociedade harmônica e essa sociedade simplesmente te desvalorizar e tratar seus objetivos próprios como lixo. É desanimador demais saber que é o topo que quebra as regras que não foram feitas para a sociedade, foram feitas para te manter restrito. Em todos os sentidos da palavra.
Isso tudo vai mudar quando a gente tiver a consciência de se levantar na hora certa contra tudo aquilo que você acredita que está errado. Errado porque estabeleceram regras e quem as estabeleceu não as obedece. É assim que surgem os gritos de independência que, esses sim, não serão calados. E ninguém vai impedir o seu momento de sair, que será o momento certo e sustentável para isso. Vão te desestimular, vão inventar mil coisas, mas você não vai nem pode desistir. Você só não pode aceitar estar na situação que está.
Uma hora você vai estar no topo e vai estabelecer as suas regras do jogo. Mas eu jamais as irei quebrar da mesma maneira que eu sempre respeitei as regras do jogo estando na base dessa sociedade. Porque eu passei por isso, passo por isso e tudo o que eu mais quero é não passar mais por tudo isso. É construir e dar exemplo daquilo que na minha visão jamais deveria se repetir. É se livrar de pensamentos arcaicos e regras que mudam por conveniência.
Afinal, as regras do jogo em sociedade não foram feitas da mesma maneira para todos. E em uma sociedade onde todos deveriam ter direitos iguais, seja qual for essa sociedade, fica bem claro para que realmente as regras do jogo existem da maneira que existem e não da maneira que deveriam existir. Mas eu acredito que um dia, eu tenho fé, isso tudo vai mudar.