Image

As perguntas que eu mesmo me fiz

Porque você substituiu as perguntas geradas por inteligência artificial por aquelas feitas por você mesmo, da sua cabeça?

Porque você substituiu as perguntas geradas por inteligência artificial por aquelas feitas por você mesmo, da sua cabeça?

Pergunta feita por este editor

O Conhecendo Você consiste em responder, a cada dia da semana, sete perguntas que eu mesmo me fiz. Eu elaboro as perguntas em um dia, e vou respondendo ao longo da semana. Mas antes não era assim; o Conhecendo Você surgiu em um teste de ferramentas de inteligência artificial, para substituir o Daily Prompt, primeiro tema de perguntas diárias do site. As perguntas do Daily Prompt eram fornecidas pelo Jetpack do WordPress.com, e a série durou exatos 365 dias. Teve que acabar porque em um dia, justamente quando a série completava um ano, o Jetpack entregou uma pergunta que eu já respondi, e que não queria responder de novo.

No começo do Conhecendo Você, eu gerava um prompt ao ChatGPT para que ele me entregasse sete perguntas. Tipo, eu perguntava ao ChatGPT que eu queria que ele gerasse sete perguntas que ele faria para mim se ele fosse um repórter e me entrevistasse. E assim ele entregava as sete perguntas, que inicialmente tinham esse mote de me conhecer melhor, de ser uma jornada de autoconhecimento e cotidiano, tanto que a janela de chat foi nomeada pelo ChatGPT de “Conhecendo Você”. Daí veio o nome do tema do tema do primeiro post deste site, que a partir da próxima semana, mais precisamente neste domingo, passará a ser chamado de #SetePerguntas.

As sete perguntas do Conhecendo Você inicialmente eram para me conhecer. Mas conforme as perguntas foram ficando genéricas e repetitivas, o que parecia ser uma facilidade para mim terminou sendo uma complicação, pois eu tinha que recarregar o prompt várias vezes até que ele entregasse perguntas que não se parecessem com as que eu respondi. Não queria ter que reformular radicalmente o tema igual eu já tinha feito com o Daily Prompt, que tinha me entregue perguntas que eu já respondi. Tinha que ser algo diferente a cada dia, e foi assim que eu comecei a estabelecer os temas semanais, justamente para que o ChatGPT me entregasse perguntas diferentes.

Como eu expliquei em ocasiões e respostas anteriores, a substituição das perguntas geradas por inteligência artificial por aquelas feitas por mim mesmo tem a ver com a questão de que eu queria que as perguntas que eu respondesse fossem mais originais e menos genéricas possíveis. Foi então que eu coloquei a cabeça para funcionar e passei a elaborar as perguntas para eu mesmo responder. Assim eu poderia elaborar perguntas originais, temas que a inteligência artificial jamais seria capaz de entender. Quando que, por exemplo, a inteligência artificial me entregaria sete perguntas sobre transporte público ou bastidores do meu trabalho, entre outros assuntos que eu dominava?

A intenção é fazer com que os leitores me enviem perguntas para que eu possa responder. E eu ainda não coloquei em prática as ferramentas de que eu preciso para que os leitores me enviem as perguntas. Eles podem fazer isso a qualquer momento, nas redes sociais, na página de contato, nos formulários de comentários dos posts aqui do site. O que eu quero é criar um ambiente onde os leitores sejam uma parte importante das coisas que eu crio, o que de fato eles são, mas o que eu acredito é que eles precisam participar mais efetivamente, e eu preciso criar meios para facilitar a participação deles. Esse passo será dado, e assim vai ser no #SetePerguntas.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo