Image

As cores conforme as estações

As estações do ano podem influenciar no esquema de cores de um projeto? Isso pode ser esporadicamente ou quando uma marca ou um projeto é criado?
,

As estações do ano podem influenciar no esquema de cores de um projeto? Isso pode ser esporadicamente ou quando uma marca ou um projeto é criado?

Pergunta feita por este editor

Estações do ano são visualmente representadas por cores, não importa que tipo de cenário você faça, não importa que tipo de projeto você esteja envolvido: quando você quer comunicar com base nas estações do ano, a escolha das cores faz toda a diferença. Afinal, as estações do ano representam não só aqueles momentos em que o clima na Terra se comporta de uma maneira específica a cada um quarto de volta que o planeta dá em torno do Sol, e que é oposto em cada hemisfério. Você busca elementos visuais para representá-las, e isso também tem um pouco a ver com o nosso estado de espírito para aquele momento.

O que eu vou comentar sobre a influência da escolha das cores para representar as estações do ano vai de uma percepção mais pessoal minha. Não sei se você que está lendo este texto vai concordar comigo, mas eu entendo se discordar, afinal, a gente tem percepções diferentes das cores para as estações do ano, e queria trazer aquelas percepções mais comuns que a gente tem das cores nas estações do ano, das paletas quentes para as estações mais solares as paletas frias para aquelas estações mais frias e nubladas. As que representam os extremos do clima tem paletas bem opostas, e as que representam a transição de cada uma, paletas mais suaves. Perceba que elas são opostas em cada hemisfério em que ocorrem.

As estações que representam os extremos do clima são o verão e o inverno, que representam os extremos do calor e do frio respectivamente, e onde os dias que marcam o seu início tem mais ou menos horas de Sol. É lógico que se você pensar no verão, vai pensar nas cores quentes, tons de vermelho, amarelo, laranja, marrom e por aí vai. Ao mesmo tempo que quando você pensar no inverno, vai pensar em cores mais frias como tons de azul, violeta, um branco de leve, e por aí vai. Ok, a gente tem que pensar que o inverno no Hemisfério Norte é uma coisa, no Hemisfério Sul é outra, e não é só aquele frio mais subtropical.

Daí a gente chega nas estações de transição, como o outono e a primavera. Os livros escolares nos acostumaram a definir o outono como a estação das frutas, e a primavera como a estação das flores. Entre as duas, o inverno, que é onde parece que os ciclos recomeçam. O outono nos traz tons menos quentes, até levando em consideração que a estação vem depois do verão, e esses tons de amarelo, laranja, marrom ficam mais leves, e entra um pouco do verde que eu não mencionei nas estações dos extremos. O verde também aparece um pouco mais forte na primavera, que justamente por ser a estação das flores, traz mais cores na paleta, com os tons mais leves possíveis.

As cores das estações surgem das percepções que a gente tem de cada período do ano e vão além da visão ou da representação visual. Surgem da leitura da nossa mente diante do momento, quando a gente se dá conta de que determinada estação do ano combina com uma paleta de cores mais quente ou mais fria, onde entra o sentido do que a gente chama de psicologia das cores. A maneira como a gente interpreta as estações do ano influi bastante na definição da paleta de cores de um projeto, não só quando a gente quer representar as estações do ano, mas também quando os projetos surgem, como um registro que quase ninguém percebe, mas que se faz do momento em que a gente se inspira quando trabalha em um projeto.

Afinal, no que você está pensando agora? Talvez em um ambiente de um clima mais ameno. E se pudesse representar esse clima em cores, como você representaria? É sobre isso. As cores das estações do ano não são aquelas cores das paisagens as quais estamos acostumados a representar cada estação do ano. Está em como a nossa mente lê os sentimentos que a gente tem durante as estações do ano. Pode até parecer uma teoria meio louca minha, mas é assim que eu interpreto a leitura que a gente faz das cores que inspiram as estações. Que quando a gente aplica em um projeto ou em uma marca, faz as pessoas se recordarem do momento e do quanto aquelas cores combinam com aquele momento, mais do que quaisquer outras cores.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Pular para o conteúdo