As artes de cabeçalho são uma atração à parte no Conhecendo Você. Os esquemas de cores se baseiam em cada tema tratado semanalmente ou são aleatórios?
Pergunta feita por este editor
Essa é uma das partes mais divertidas do meu trabalho: fazer as artes de cabeçalho que ilustram mais de 600 palavras ou menos que eu escrevo em um post, seja uma resposta do Conhecendo Você ou qualquer outra coisa. As artes utilizam esquemas de cor que parecem até aleatórios, mas se ligam uns aos outros: posso usar tons mais fortes, tons de verde, vermelho, azul, utilizar uma textura, enfim, o que eu não posso é fugir da base que eu utilizo desde dezembro do ano passado e que eu reaproveitei na versão atual da arte da minicoluna, como uma referência ao tema onde eu mais tenho escrito nesses últimos tempos e que tem me ajudado bastante a aprimorar o meu conteúdo, o estilo de redação, entre outras coisas. Aqui nada é feito de bolo, nada é feito do mais absoluto nada. É tudo no padrão.
A base atual das artes de cabeçalho, que são retangulares para caber na divulgação das redes sociais, foi feita em dezembro para os temas dos 15 anos do site, Natal e Ano Novo, este último com uma contagem regressiva de quantos dias faltavam para 2024 chegar na que eu chamo de “barra imutável”, que é branca com caracteres azuis. Depois de adotar esse esquema nos especiais de dezembro e da primeira semana de janeiro, resolvi adotar de vez, visto que no esquema anterior eu usava figuras para ilustrar cada pergunta. E na versão atual, eu trago o tema em uma janela geral, branca com caracteres azuis da cor da identidade visual do site, enquanto as demais cores vão seguindo os padrões que eu determinar para cada tema, baseado no que eu acredito que vá combinar para cada coisa que eu tratar.
Por exemplo: na arte deste post, usei verde para o fundo e vermelho para as barras que exibem o título e a assinatura do site (a assinatura é o endereço deste site). Tudo com o cuidado de não repetir as cores das combinações anteriores, já que neste caso eu resolvi usar uma paleta de cores marcantes que vai se diferenciando a cada post, tendo como fundo vários pontos de interrogação, já que o tema da semana é sobre as sete perguntas do Conhecendo Você. E para conectar as artes de cabeçalho aos temas de cada semana, são criados títulos específicos na “barra imutável”, aquela que não pode mudar de cor: branca com caracteres azuis. Esse título não muda nos posts das sete perguntas da semana justamente por isso: a “barra imutável” está apresentando o tema para os leitores.
Eu costumo dizer que é divertido criar essas artes pela possibilidade de brincar com as paletas de cores, ainda mais entendendo e já tendo apresentado um artigo na Iniciação Científica da faculdade de Publicidade e Propaganda sobre Psicologia das Cores. As cores, de um certo modo, refletem o estado de espírito dos momentos em que cada resposta é dada, mesmo que as minhas escolhas sejam aleatórias, como muitas delas são. Nem sei o que eu pensei quando eu fiz a arte acima em verde e vermelho, mas eu senti que essas seriam as melhores cores para combinar com esta resposta. Assim como eu posso pensar em outras combinações nas próximas respostas e temas que eu for tratando no Conhecendo Você e em outros posts.
É um pouco de marca registrada. E até falei da estética dos livros da Coleção Vaga-Lume, dos meus tempos de escola, como inspiração para utilizar a mesma base para todas as respostas da série de perguntas, isso desde os tempos do Daily Prompt. Aquelas capas eram fascinantes, e eram todas no mesmo padrão, variando as cores e as figuras de título para título. Quis trazer um pouco dessa estética para cá, adaptando para o digital e para a proposta do tema. Como se cada tema fosse uma coleção de livros. Ou um livro inteiro, onde cada resposta é um capítulo. Quem sabe, eu transforme cada semana como essa em um livro, e é claro, eu vou caprichar na capa de cada título que eu publicar, assim como eu capricho na capa das respostas de cada pergunta que eu respondo no Conhecendo Você.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: