Você tem verificado o Search Console dos sites e visto que eles podem ter impressões no Google Notícias mesmo sem estarem com perfis ativos por lá?
Pergunta feita por este editor
O Search Console é a ferramenta do Google que monitora o desempenho do site nos mecanismos de busca: basta conectar o domínio e ter acesso a dados valiosos sobre os sites. Tudo o que eu espero, e eu confio, é que os dados que eu encontro sejam verdadeiros, e bem, vamos lá: a pergunta é sobre se os sites têm aparecido no Google Notícias mesmo sem ter perfis ativos por lá, ou seja, eles estão aparecendo para os leitores e eu não estou sabendo? Vamos ver não somente em forma de palavras, mas traduzindo os dados que eu consegui no Search Console dos domínios dos sites que não aparecem na ferramenta de notícias enquanto eu estava editando a resposta para esta pergunta.
Os sites que eu administro não estão tão ruins assim no mecanismo de busca geral. Eles até que se saem razoavelmente bem quando o assunto é pesquisa direta no Google, e olha que muitos resultados costumam ser escondidos, mas se você é certeiro no assunto que escreve, você consegue se dar bem. Se os sites tiveram queda de audiência, é pelo fator distribuição que precisa ser corrigido, e aí tem o fator Discover, a péssima entrega das web stories que eu falei na semana passada, que desestimulou os editores e por fim me desestimulou ao ponto de ter que trocar o tema, e por fim, a péssima entrega, ou melhor, a entrega zerada do Google Notícias.
Este site aqui parou de ter entrega no Google Notícias no dia 29 de abril. Parou porque o Google não gera notícias no perfil, que existe, mas é vazio. Mas esqueça os meus números e vamos focar nos números que interessa: os sites que me interessavam que aparecessem. O Ônibus & Transporte tem dados de Discover instáveis. Ora estão bem altos, ora zerados. No dia 8 de maio, não há mais registros do site no Google Notícias, e eles eram bem altos quando o site estava lá, logo, como explicar que para o Google o site deixe de ser relevante para estar lá? Perceba que tem uma diferença para o dia 29 de abril de quando meu site parou de aparecer lá.
Sabe os dois sites que estão no Google Notícias? Eles parecem ser mais fortes na busca do que no Google Notícias propriamente dito. Geram notícias que estão em grandes fontes, e naturalmente os leitores procuram saber das informações das grandes fontes. Logo, as impressões geradas terminam não se convertendo em resultados, e por isso, as impressões são mais altas que os próprios resultados. Isso é bom ou ruim até que ponto? O Google Notícias é ótimo para os nichos que eu queria atingir, mas não tão bom se o assunto que o leitor vai procurar é altamente concorrido e você até que tem a sorte de aparecer, mas não tanto quanto o assunto é o usuário clicar.
Eu sei, é uma coisa louca eu falar que as mudanças do Google Notícias foram ruins, e ver que os resultados do Google Notícias dos sites que estão lá não parecem ser tão favoráveis, mas o fator concorrência pesa quando você trabalha em temas mais amplos. O que eu queria era que os sites de nicho lá estivessem, por serem mais completos e detalhados na hora de trazer uma informação específica sobre esse nicho do que um site de uma grande fonte que vai dar a informação de uma forma mais genérica. É só comparar, e aqui eu trago um pouco de #TrendTalks para cá, o quanto as pessoas buscaram saber sobre o acidente aéreo na Índia e encontram informações mais detalhadas e precisas nos sites de nicho, no caso, de aviação.
Sobre esse caso mais específico, o usuário mais exigente tende a procurar o site que trate o assunto de uma forma mais especializada no assunto, enquanto a grande fonte trabalha de uma forma mais genérica, muitas vezes desatenta ao assunto e por vezes deixa escapar cacos na cobertura do assunto que os mais interessados vão notar. É a mesma coisa com os sites de transporte terrestre com os quais eu trabalho. É sobre transmitir a informação de uma maneira mais precisa. O que eu acredito que precisa ser uma opção dentro de uma cobertura quando ela se torna mais ampla e procurada. Assim, as pessoas entendem melhor o que acontece, e a ferramenta de notícias é melhor de trabalhar com isso, só falta o Google colaborar.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.