ÁGUAS DE ABRIL

E depois de vários dias de calor intenso, voltou a chover por aqui. E pode chover por bem mais tempo […]
,

E depois de vários dias de calor intenso, voltou a chover por aqui. E pode chover por bem mais tempo no estado da Paraíba, precisamente nas próximas 48 horas.

Agora, quando a chuva chegou no Rio de Janeiro, deixou estragos: ruas alagadas, deslizamentos de terra, moradores ilhados e/ou desabrigados e o triste saldo de 212 vítimas fatais até o fechamento desta matéria.

Resultado de uma coisa que já vinha repetindo: a maioria das cidades não estão preparadas pra aguentar chuvas fortes. E uma dessas tragédias que aconteceu no Rio de Janeiro foi num morro cujas residências foram construídas em cima de um lixão, onde nenhuma construção pode ser feita após determinado período de tempo. Mas alguma falha de fiscalização (ou sabe-se lá o quê) aconteceu para que a ocupação ocorresse de forma desordenada.

E essas residências, mesmo construídas em lugar inadequado, estariam regularizadas, tanto é que pagavam até IPTU. Ou seja, essa tragédia não poderia ter acontecido, mas, por clara omissão das autoridades, infelizmente aconteceu.

E fica então o aprendizado para outras cidades ficarem atentas ás áreas de risco, para que outras tragédias como essa não se repitam. Ainda mais quando esse calor intenso que fez em várias cidades se transformar em chuva, como é a tendência.

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo