Image

Agenda para as redes sociais

Você segue uma agenda para as redes sociais tal como você segue no seu site?
,

Você segue uma agenda para as redes sociais tal como você segue no seu site?

Pergunta feita por este editor

Sim, as redes sociais seguem uma agenda, afinal, se é uma ferramenta empregada para divulgar o site, nada mais natural que ela siga uma ordem de postagens, que por enquanto, diz respeito aos dias e a ordem dos conteúdos. Nem pensei na questão de horários, que é a parte mais flexível dos meus projetos, do mesmo jeito que o site. Quem segue as minhas redes sociais, em especial o Instagram, pode notar que as publicações seguem uma ordem e utilizam todos os recursos possíveis, como imagens, vídeos, carrossel, dentro daquilo que eu estabeleci na agenda de redes sociais, que é distinta da agenda do site, mas ligada a ela. É uma das poucas agendas que podem atrasar em termos de horário e eu ainda estar postando conteúdo que eu deveria ter levado ao ar ontem na madrugada. Não ligo muito para a questão dos horários.

Um dia como ontem, segunda-feira, é o mais movimentado de todas as redes sociais, pois além das publicações habituais de todos os dias, as quais eu ainda vou falar um pouco mais adiante, ainda tem o vídeo da série “Bora desenhar?” que entra no ar no site na quarta-feira e, portanto, o vídeo já precisa estar postado antes, alguns posts que servem para trazer mensagens e recados a respeito dos meus trabalhos e projetos, posts esses que servem para alternar com os vídeos e divulgação do #ContentTalks (que é uma imagem com foto sem borda). Tem ainda os posts de divulgação de alguns destaques da semana na Luneta, os clássicos de Josivandro Avelar, aproveitando o acervo que eu construí desde que tudo isso aqui começou em 2008, e os carrosséis do Conhecendo Você e da semana na Luneta.

As publicações habituais são as das artes digitais que vão ao ar de segunda a sexta-feira, sendo o vídeo um desenho que vai entrar no ar ainda no site, e a foto um desenho que já foi postado em vídeo anteriormente. De certo modo, eu crio um ciclo para as artes digitais: o desenho entra no ar primeiro em vídeo, e meses depois, podendo ser até dias, esses desenhos são exibidos de forma de imagem no site. Os desenhos são escolhidos de forma aleatória, com exceção das séries de datas comemorativas, como o São João, o Natal e o Ano Novo, em que os desenhos em forma de imagem são postados no mesmo dia que os vídeos, que vão ao ar antes. Nas artes tradicionais, os vídeos vão primeiro para o YouTube e o TikTok, uma vez que no Instagram vão ao ar as imagens, e os vídeos são postados em um intervalo de dois dias. No mesmo dia entram no ar no site.

Apesar dos recursos que existem hoje em dia para facilitar a vida de quem trabalha com redes sociais, como as ferramentas de agendamento que permitem programar um conteúdo para ele entrar no ar em uma determinada hora do dia, eu não tenho o costume de agendar os posts, por conta da imprevisibilidade que as minhas redes sociais permitem ter. Eu tenho o planejamento de quando um determinado conteúdo pode entrar no ar, e coloco no instante, pela força do hábito mesmo. Mas isso não quer dizer que eu não goste de usar ferramentas de agendamento para determinadas situações: em raros casos, eu utilizo essas ferramentas e elas estão à minha disposição para quando eu precisar. Eu não costumo agendar, mas eu uso uma agenda, um paradoxo enorme, eu sei, mas quando eu trabalho com as minhas coisas, eu entendo melhor do que eu faço e algumas manias ficam.

Do mesmo jeito que as coisas são organizadas no site, as coisas são organizadas nas redes sociais. Eu trabalho da minha maneira nos meus projetos, mas eu entendo que um dia eu posso trabalhar para redes sociais de terceiros, e eles tem uma agenda como eu tenho, além de agendar os posts para que eles entrem na hora certa para as oportunidades de qualquer negócio. Eu até posso trazer meus métodos e minhas manias para outros projetos, mas sei que antes disso eu preciso me adaptar a agenda de quem me contratar, afinal, é sobre aprender também, e tem muita coisa que eu preciso aprender no sentido de que eu preciso sempre melhorar o que eu levo ao ar. Afinal, eu lido com pessoas, por mais que os algoritmos me desafiem muitas vezes, e é de desafios e aprendizados que a gente vive. E é assim que as redes sociais se adaptam a minha agenda.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo