Image

A última maquete

Como foi a maquete do quarto e último desfile cívico de 7 de setembro que você participou, em 2006?
, ,

Como foi a maquete do quarto e último desfile cívico de 7 de setembro que você participou, em 2006?

Pergunta feita por este editor

O ano de 2006 marcaria o meu último desfile cívico na Escola Municipal Santa Ângela, visto que eu iria sair de lá por já estar na oitava série – atual nono ano – do Ensino Fundamental, e como se sabe, esse é o último nível de qualquer escola municipal. Ensino Médio, eu faria em outro lugar. Pois bem, para marcar o que seria o meu último desfile cívico, visto que nunca mais estaria em um depois que saí da escola, a diretora me deu carta branca para eu fazer o que eu bem entendesse, e olha que por muito pouco, eu não iria participar do desfile. Mas eu tinha um plano, e bem, poderia até ficar de fora, mas quiseram praticamente de última hora que eu participasse. Precisava fechar a minha participação nos desfiles cívicos da escola com chave de ouro.

Afinal, como bem disse a diretora naquela ocasião, “sei que você vai sair esse ano, mas desfile sem você não é desfile”. Mas agora, eu não tinha um tema determinado como das outras vezes, o que eu iria fazer? Tinha um tempo limitado para planejar a ideia que eu iria executar, até que eu resolvi apresentar a ideia da maquete da lateral da escola como ela era naquela época com alunos de diferentes raças e necessidades especiais, todos de mãos dadas e fardados com o uniforme da então gestão municipal, que dessa vez tinha calça. Era uma obra mais simples do que a Lagoa do ano anterior – que inclusive ainda estava encostada e contei ontem como foi que eu aproveitei – mas ela foi executada praticamente em tempo recorde.

A maquete, como dito, reproduzia como era a lateral da escola em 2006, até lembrando que hoje ela foi modificada e a quadra coberta. Depois que eu saí do Santa Ângela, a escola passou por duas reformas, a última delas entregue no ano passado, fazendo com que o local ficasse bem diferente daquele dos meus tempos, justamente o que eu apresentei no desfile para várias autoridades, que aplaudiram no palanque instalado próximo de duas coisas que hoje já não existem mais: o antigo Balaio, onde hoje fica uma filial das Lojas Americanas, e a Feira do Rangel, demolida para dar lugar ao novo Mercado Público, cuja obra segue em andamento.

Se eu tenho foto desse momento? Aqui está:

Registro do desfile cívico de 2006.

E bem, esse foi o meu último desfile cívico que eu participei, bem como depois disso, outros desfiles aconteceram no bairro nos anos seguintes, o que já não ocorre mais há alguns anos; o desfile mais próximo do Cristo Redentor atualmente é no bairro do José Américo, do outro lado da BR.

Deixei a Escola Municipal Santa Ângela em 2006, e comecei o ano de 2007 sem saber onde iria estudar. Estava tudo certo para eu estudar em uma escola particular do Cristo Redentor, mas os planos mudaram praticamente de última hora e eu fui parar no Centro de João Pessoa, no Lyceu Paraibano, onde eu fiz todo o Ensino Médio, bem como foi no meio dessa trajetória que este site nasceu. Mas isso é uma outra história que eu quero contar lá na frente… Uma história que não começou ontem, e precisou de vários passos e várias aventuras como essa para eu ter bagagem para as histórias que eu conto hoje neste site.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo