Image

A tecnologia pode substituir a intuição humana?

Você acredita que a tecnologia pode substituir a intuição humana no processo de criação?

Você acredita que a tecnologia pode substituir a intuição humana no processo de criação?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

A tecnologia facilita muita coisa, é verdade. Mas sozinha, ela não resolve tudo por um motivo bem simples que talvez não demande a resposta mais complexa do mundo para responder: quem vai resolver os problemas da tecnologia? E a tecnologia vai resolver os problemas de quem? A tecnologia existe porque humanos existem, e se esse não é o propósito da tecnologia, nada faria sentido, muito menos utilizar a própria tecnologia. Ela não está aqui para substituir o cérebro humano, muito pelo contrário, ela só é possível por causa do cérebro humano, das ideias humanas, e de tudo aquilo que nos torna diferentes e ao mesmo tempo uma sociedade.

A tecnologia reforça a intuição humana, pois muitas vezes ela é o atalho para a resolução dos problemas mais difíceis que a gente tem e muitas vezes não consegue encontrar em nenhum lugar, pois em todas as vezes que a gente tenta tirar as dúvidas que a gente tem sobre praticamente tudo que a gente precisa, encontra respostas que nem sempre são aquelas que a gente está buscando. Ela é um canivete suíço que resolve o seu tempo, as suas ideias, mas assim como um carro, só funciona se você colocar combustível. E o combustível desse carro chamada tecnologia são as suas ideias. Sem isso, nada funciona.

É através da tecnologia que a gente procura resolver as dúvidas que quase ninguém tem a capacidade de responder de forma direta, e que te fazem ser o canal dessas dúvidas quando ninguém consegue responder direito para você, afinal, de tantas dúvidas que você precisou da tecnologia para pesquisar e para perguntar, você se lembra de todas as questões e termina com aquilo na cabeça. De certa forma, você aprende. E coloca tudo aquilo que aprendeu em prática. Pelo menos é assim que eu procuro empregar a tecnologia no meu trabalho, e hoje em dia, a inteligência artificial consegue coisas incríveis.

Imagine que, se não fosse a tecnologia, eu estaria com a cabeça mais caótica do que eu estou agora, com uma agenda para resolver depois de vários problemas que eu precisei resolver, muitos deles por falhas da própria tecnologia. Sim, a tecnologia pode ser falha algumas vezes. E você luta para resolver os problemas que precisa. Onde tudo hoje em dia se resolve com chatbots que nem sempre conseguem dar as dicas que você precisa com eficiência. Para algumas coisas, a inteligência artificial é ótima e de certo modo é uma mão na roda para muita coisa. Para outras, nada substitui o apoio de um suporte humano.

A intuição humana é única, e a gente só conseguiu chegar aos principais avanços tecnológicos que até então eram coisas consideradas impossíveis e hoje são parte da nossa rotina diária por causa dela. Por isso, nada substitui a intuição humana. Ela complementa tudo o que depende da nossa mente, porque é produto dela, e nada é mais único do que o nosso pensamento e a nossa identidade. Coisas incríveis são realizadas através da aliança da tecnologia com a nossa mente. E é essa combinação que torna fascinante esse momento que a gente vive hoje, com vários avanços da tecnologia cada vez mais acessíveis.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação
  2. Luneta Sonora 206: Storytelling urbano
  3. Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma
  4. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta
  5. Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes