Image

A tecnologia ajuda, mas não em tudo

Existe alguma tecnologia que você abandonou por atrapalhar mais do que ajudar?

Existe alguma tecnologia que você abandonou por atrapalhar mais do que ajudar?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

A tecnologia te ajuda em muitas coisas, como resolver todas as paradas possíveis em menos de um dia, e economizar o seu tempo em tantas outras. Tudo o que ela não pode fazer é substituir coisas que tem a sua personalidade. Eu preciso redigir os meus textos. Eu preciso dar o meu toque nas minhas coisas. E aqui está uma das coisas que a tecnologia, definitivamente, não pode me substituir. É sobre as coisas que tem a sua personalidade acima de tudo, nos textos que você escreve, nas criações que você faz, em outras palavras, em tudo. Ela é uma assistente, uma auxiliar, não alguém que te substitui em tudo.

E se tem uma coisa que é verdade, é que tem coisas que a tecnologia não ajuda tanto.

Durante um ano, gerei os textos de chamada dos links das redes sociais usando inteligência artificial, com base nos textos dos próprios posts, utilizando a ferramenta de compartilhamento que atualmente distribui os links dos posts em todas as redes sociais, coisa, aliás, que a ferramenta faz há quase cinco anos. Vira e mexe sempre tem uma novidade, e a do ano passado foram as legendas de divulgação mais dinâmicas, em vez de ser apenas o título dos posts, como é atualmente. Mas tá, por que é que um formato que parecia tão promissor deixou de ser de uma hora para outra? Simples: a máquina que não me entendia.

Essa ferramenta, que nada mais era do que um filtro por onde o texto do post passava, e com base nele fazia um resumo de até 280 palavras ou menos, apontava de vez em quando algumas incongruências, outras tantas ele juntava as palavras e não deixava espaço nenhum, e por aí vai. Isso sem contar quando a ferramenta exagerava e ultrapassava os limites que eu estabelecia. Se isso acontecia, isso era facilmente notado no X (antigo Twitter), que tem o limite de 280 caracteres, e qualquer coisa que ultrapasse esse limite é cortado pela ferramenta de compartilhamento. Vários foram os textos que terminavam em reticências.

Foi assim por um ano inteiro, e bem, foi bom enquanto durou. Hoje a ferramenta de compartilhamento gera apenas os títulos dos posts. O básico, mas para tudo se dá um jeito quando essa mesma ferramenta de compartilhamento se aperfeiçoar.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 200: O que é para ser, será: episódio em vídeo! - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 200: O que é para ser, será: episódio em vídeo!
  2. Luneta Sonora 199: Identidade com manual de identidade
  3. Luneta Sonora 198: O trabalho é real, o trabalho é sério
  4. Luneta Sonora 197: A cor como referência do momento
  5. Luneta Sonora 196: Enfim, o meu ambiente

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes