Image

A mudança, 10 anos para frente

Diante da evolução cada vez mais constante do WordPress e do fluxo de trabalho, quais são os planos para o site para os próximos 10 anos?
,

Diante da evolução cada vez mais constante do WordPress e do fluxo do seu trabalho, quais são os planos para o site para os próximos 10 anos?

Pergunta feita por este editor

Quando este site migrou para hospedagem própria em um sábado como o de hoje, eu não imaginava como as coisas seriam nos próximos 10 anos. Assim como eu não faço ideia de como as coisas vão ser nos próximos 10 anos, mas a gente procura imaginar, procura planejar, procura fazer acontecer. Afinal, se a gente não pode imaginar o futuro, a gente pode planejar. E como eu estou planejando o futuro do site para os próximos 10 anos? Só sei que aqui estamos e aqui continuamos, desta vez agora planejando o próximo passo: depois de fazer acontecer a estrutura do site, agora é hora de pensar em melhorias no ambiente de trabalho.

O site não pode obviamente se alimentar de si mesmo. Precisa justificar porque está no ar, e para isso, precisa gerar conteúdo, o que eu faço na base da garra, e vocês não fazem ideia de como as coisas acontecem nos bastidores. Muita coisa precisa parar para outras serem possíveis por questões de limitação de espaço físico. Porque eu não trabalho com uma coisa só, eu trabalho com várias coisas e todas as coisas que eu faço, eu mostro neste site. Sei que muita coisa precisa melhorar por aqui,  mas todas as melhorias que são necessárias de serem feitas são uma consequência da evolução natural das coisas de quem faz um trabalho como o que eu faço há uma década praticamente completa, e contando.

A infraestrutura que eu tenho hoje, eu melhorei na medida do possível, mas não estou satisfeito, e é sobre isso que eu quis estabelecer como meta para melhoria contínua na próxima década. Enfrento vários problemas para produzir conteúdo por conta das limitações de um ambiente que eu ainda tenho que dividir com quem não faz ideia de que meu trabalho exige espaço físico, tempo e privacidade. Eu até hoje me pergunto por que ainda preciso passar por esse processo e o que ainda falta para eu merecer mais do que eu já tenho. Não mais nem menos: apenas condições dignas. Privacidade. Mais liberdade de trabalho e menos barreiras. Elas ainda existem, mesmo que eu tenha derrubado várias.

Mudar o ambiente é fundamental para os próximos passos que eu preciso dar. É sobre o Luneta Sonora, é sobre projetos futuros, é sobre ter mais espaço possível para fazer o que gosto de fazer e não sinto essa liberdade do local de onde eu trabalho agora. Quero dar esse próximo passo do mesmo jeito que há 10 anos atrás fiz outro passo importante acontecer. O site hoje tem o seu lugar e nele está muito bem estabelecido. E quem o edita, produz conteúdo, faz as artes, grava o podcast? Tem um lugar sossegado? Tem condições? Como trabalhar em um ambiente mais apertado em casa me dá essa tranquilidade de que eu preciso? Porque para mim e na idade que eu estou, já passou da hora.

Aquele blog que eu criei há 15 anos atrás evoluiu. O que eu fiz há 10 anos foi o primeiro passo dessa evolução que permitiu que ele se profissionalizasse e se tornasse o que ele é: o Site Josivandro Avelar, a luneta de um planeta, que fez vários outros universos acontecerem. Hoje ele é parte da 612 Comunicação, a assinatura que todos os sites que eu montei e sigo montando levam. E se em 10 anos de experiência fiz muita coisa acontecer, o passar do tempo trará ainda mais frutos para se colher, a partir da semente que eu plantei em 2008 e que em 2014 se tornou a árvore que vocês conhecem. Agora, é seguir construindo o futuro. E espalhar mais “crias” como este site.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Pular para o conteúdo