Se dezembro pudesse deixar uma mensagem para o ano que vem, qual seria?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Em dezembro do ano passado, falei que o ano de 2025 seria o ano da virada. A primeira de várias viradas que viriam, onde a desse ano que termina seria a fundamental para todas as outras que virão. Essa foi uma etapa que eu concluí com sucesso. Consegui o meu espaço, o meu quarto, e posso realizar todas as viradas que eu quero fazer nos próximos anos na vida, na carreira, em todos os aspectos. Dezembro foi o momento em que eu determinei que esse ano que termina seria o ano da virada. Essa virada que eu tanto esperei e tanto planejei aconteceu, e foi o primeiro passo que eu precisava dar para começar a decolar.
O espaço que eu conquistei foi o mesmo espaço onde tudo começou há 17 anos. Que começou quando eu tinha que dividir um computador com os meus irmãos. E hoje eu escrevo este texto exatamente no lugar onde tudo começou, que por vários anos esteve oculto por um guarda-roupa que foi desmontado, revelando a parede que até então eu nunca mais vi e que hoje faz parte da minha rotina. Improvisando com um teclado e um tablet enquanto o computador está desligado. É por esse computador, que está na outra parede, que eu finalizo o texto, confiro os últimos detalhes, e coloco no ar. O que isso significa?
De um espaço que você lutou para conquistar, você fez múltiplos espaços. Onde no momento em que você dá folga para um espaço, está trabalhando em outro. E nem usou de todo o seu potencial, porque você ainda não inaugurou o espaço de arte. Esse é um dos meus próximos passos. O de aproveitar o tempo, o de construir o seu espaço. Minha casa está onde antes era uma oficina de fabricação de sandálias. Hoje é um ambiente de comunicação onde múltiplos passos são dados e todos os demais que vierem são mais do que significativos para que eu possa construir uma carreira e um legado.
A gente planeja coisas que nunca fez naquele momento para o ano que virá. E consegue. Agora é o momento de pensar em como dar os próximos passos, afinal, é sobre construir tudo isso onde antes foram construídas ferramentas para se darem passos. Sabe o que 2026 vai trazer além de ser mais um ano da virada? A marca de 10 mil textos publicados aqui no site sendo ultrapassada, e olha, falta pouco para isso acontecer, viu? A bagagem está grande e é bagagem de gente grande, tem que respeitar. Só estou aproveitando o momento para deixar essa marca cada vez mais próxima. O melhor momento de todos.
2025 foi o ano da virada. A virada que eu planejei, a virada que eu esperava, tudo isso aconteceu. E agora, qual vai ser a minha próxima virada? A mensagem que dezembro deixa para o ano que vem é essa. A de que a gente precisa tornar cada virada que acontece uma rotina, afinal, eu consegui, eu venci, e o que eu mais quero e desejo é manter essa constância e procurar melhorar sempre, porque o primeiro e mais importante passo que eu precisava dar já foi dado, agora é hora de administrar e consolidar as conquistas deste ano, para as conquistas do ano que virá. E então, você está pronto para as próximas viradas?
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.











