Qual a importùncia de um contrato para a manutenção dos sites?
Pergunta feita por este editor
Compromissos sĂŁo a coisa mais importante do mundo para quem compra e vende serviços. Afinal, Ă© uma relação de compra e venda diferente de todas as outras relaçÔes de compra e venda, porque envolve coisas que nĂŁo se tocam. Envolve coisas que vocĂȘ pede para outras pessoas fazerem porque vocĂȘ nĂŁo sabe fazer, aliĂĄs, vocĂȘ nĂŁo precisa saber fazer colocando a mĂŁo na massa. Precisa saber apenas mexer, e eu estou aqui para ensinar e fazer funcionar. E jĂĄ que eu tenho as manhas, nada mais justo do que oferecer o que eu sei fazer para as pessoas. E Ă© assim que nasce uma relação de trabalho. Que precisa ser regulada.
Ă aqui que entra a importĂąncia de um contrato para a manutenção dos sites. Quando eu regulo a minha relação de trabalho atravĂ©s de um contrato, eu nĂŁo quero ser a pessoa mais chata e burocrĂĄtica do mundo. Eu sĂł faço o que Ă© um dever do meu trabalho de documentar e deixar bem claras as regras do meu serviço. Para que nĂŁo vire uma bagunça, e quando vocĂȘ coloca as coisas no papel, se bem que hoje em dia vocĂȘ coloca tudo isso em um arquivo de Word, vocĂȘ deixa claro quais sĂŁo as suas regras e os seus limites para uma relação de trabalho dentro daquilo que se considera normal. O que nĂŁo pode ser normal Ă© nĂŁo ter regras.
Quando eu regulo a minha relação de trabalho atravĂ©s de um contrato, eu deixo claro que o meu negĂłcio e os meus projetos precisam ser sustentĂĄveis nĂŁo somente para aqueles que estĂŁo contratando o meu serviço, mas para todos aqueles que ainda vĂŁo contratar o meu serviço. Se eu nĂŁo tiver recursos para manter os meus projetos, eu simplesmente nĂŁo tenho o que oferecer a eles. E tudo o que eu faço tem custos, nada aqui Ă© de graça a nĂŁo ser a sua atenção para a leitura deste texto e de outras coisas que eu quero chamar atenção para vocĂȘs. E nĂŁo sĂł dos sites. Nesta semana, eu quero falar mais da manutenção dos sites por ser uma coisa que todo mundo acredita que Ă© sĂł pedir e pronto.
Mas se tem uma coisa que eu quero lembrar para vocĂȘs, Ă© que a regulação por contratos nĂŁo vale sĂł para a construção e manutenção de sites. Esse Ă© apenas um dos meus serviços. Vale para tudo. O que eu nĂŁo quero Ă© que as coisas fiquem uma anarquia, e sim que elas sejam devidamente organizadas. E ter essa consciĂȘncia de que eu preciso manter os meus projetos e ter os meus recursos Ă© importante, porque nada Ă© feito de graça, nada Ă© feito sĂł de luz, aliĂĄs, eu nĂŁo vivo de luz, eu tenho contas a pagar como vocĂȘ e necessidades reais como todas as pessoas do mundo. E Ă© necessĂĄrio ter a consciĂȘncia justamente disso: eu vivo disso.
Regular as relaçÔes de trabalho por contrato era uma coisa que eu deveria ter feito hĂĄ muito tempo. E eu comecei a organizar isso sĂł agora. Na noção de que as coisas precisam ser organizadas da melhor maneira possĂvel para todo mundo. Um contrato Ă© mais do que uma simples folha de papel ou um arquivo de PDF com um monte de regras e valores anotados: Ă© o que vale e sĂŁo as regras do jogo para quem precisa se acostumar com elas. Sem regras, as coisas nĂŁo andam da maneira como se quer, e sem provas, nĂŁo existem relaçÔes sĂłlidas. Por isso Ă© tĂŁo importante dar esse passo, na certeza de que a partir de agora, regras sĂŁo regras.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.