Você concorda que a identidade é uma coisa que se renova o tempo todo, conforme o tempo passa e mais conhecimento você adquire? Se sim, como você está renovando a sua identidade ao longo do tempo?
Pergunta feita por este editor
A identidade é uma coisa que se renova o tempo todo, e não é uma ideia fixa, como qualquer um poderia pensar à primeira vista. Ela pode mudar várias vezes para que você seja a mesma pessoa de anos atrás, para que as pessoas entendam o que você é e o que você faz. Eu poderia definir como a nossa identidade muda de várias formas, mas como explicar isso para você no sentido de que a palavra te lembra algo que não muda? Isso é verdade: ideias e convicções não mudam, o que você é não muda. Mas o que você precisa é reforçar conhecimento, aprender coisas novas, porque toda experiência que você acumula ao longo do tempo, de certo modo, renova a sua identidade.
Identidade, como eu bem disse, não é uma coisa fixa. E se você entender a identidade ao pé da letra, como, por exemplo, a carteira de identidade, você precisa renovar o documento para que ele continue válido e para que as pessoas saibam que você é você. Afinal, o seu rosto muda, a idade faz você mudar, e como naquela trend de rede social que tem viralizado nos últimos meses, você perde os traços da adolescência. Os traços da sua adolescência nem sempre se parecem com o que você é hoje. Mas você é a mesma pessoa. Você tem as suas posições, os seus sonhos, os objetivos que você trouxe de tempos atrás. E isso não vai mudar em você.
E como a sua identidade pode mudar na medida em que o tempo passa, para que o que você chama de identidade se renove com o tempo? É sobre as experiências que nós temos, levados por aquilo que nós somos e por aquilo que acreditamos, que de certo modo nos molda como pessoas e nos torna únicas, porque identidade não é uma ideia que não muda. É uma ideia que se reforça. Identidade é conhecimento, identidade é o que você acumula na vida. E tudo o que você aprende você absorve na sua identidade. É assim que ela se renova, e é aprendendo e acumulando conhecimento que eu consigo reforçar aquilo que eu sou e aquilo que eu acredito.
Você pode ver o que eu fazia ao longo dos anos, nesses quase 16 anos que eu estou aqui nesse ambiente que eu levantei, e não somente no dia em que eu inaugurei esse espaço, afinal, este é um espaço que eu construo diariamente, com os sonhos que eu tenho, com as artes que eu faço, com os textos que trazem opiniões e pensamentos, com as coisas que me definem. E eu escolhi fazer diferente no meio que eu me formei, com as coisas que eu aprendi antes da faculdade. Levo todas as experiências que eu aprendi e sigo aprendendo ao longo da vida comigo. E eu as coleciono aqui. Para que todos possam ver, deixando a minha marca no mundo virtual, como uma ponte para o maior dos meus objetivos, o de deixar uma marca no mundo real.
Eu mudei em algumas coisas. Sou a mesma pessoa na maioria delas. O tempo passa, a idade passa e nos deixa marcas, eu não sou mais aquele menino que criou um blog há tempos. E nem parece que eu estou falando isso no mesmo espaço que eu fiz há 16 anos, com uma outra cabeça, com ideias mais maduras, com sonhos que eu ainda tenho e objetivos que eu preciso cumprir. É assim, todos os dias, que eu renovo a minha identidade. Porque eu sou criativo. Porque eu sou inquieto. Porque eu sei que os sonhos que eu estou construindo não se levantam do dia para a noite. E é assim que a minha identidade se renova.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: