Tem muita gente que tá se perguntando sobre isso até agora e eu vou explicar o que é. Ou ao menos ajudar. A pergunta é: que história é essa de integração do Instagram com o Messenger? Este post é para ajudar você a compreender exatamente isso: que história é essa. E com imagens.
Sim, é uma integração. Não, não vai invadir o seu Messenger se você já tem. Significa que eu posso fazer mais coisas do que o Direct já permite. É uma atualização que na prática dá uma turbinada no Direct, já que adiciona pelo menos dez funcionalidades encontradas no mensageiro do Facebook, que podem ser usadas nas mensagens do Instagram.
Entenda melhor o que certamente o Facebook não conseguiu te explicar: só te deu a opção de aceitar a integração. E se aceitar, vou logo avisando; não tem volta.
E no que isso me beneficia?
Essa integração permite chamadas de vídeo nas duas plataformas sem alternância de aplicativo, ou seja, eu posso fazer uma chamada para alguém que use o Messenger sem precisar ir ao Messenger e vice-versa com o Instagram.
Eu posso personalizar as cores do bate-papo, deslizar para receber as mensagens, enfim, ele praticamente incorpora a experiência do Messenger no Direct do Instagram, para o qual você não retorna caso aceite a integração.
E para concluir a integração, basta seguir esses passos no passo-a-passo visual, afinal esta apresentação de slides está em sequência.
Como você reparou na galeria acima – e eu sei que há ninjas como eu lendo -, depois da conclusão da integração, o símbolo do Direct, que é um aviãozinho de papel, dá lugar ao símbolo do Messenger, o balão com raio. Fiz até uma arte explicando como é que você sabe que tá integrado. Capta aí:
O recurso já estava em fase de testes e só no dia 15 de abril foi liberado para o Brasil, para quem está com os aplicativos atualizados.
No mais, é isso. Não há mescla das caixas de entrada, nada disso, elas continuam independentes. É apenas adição de recursos e possibilidade de acionar um pelo outro. Aproveite e mande uma mensagem para mim no Instagram, que já tô usando a integração de recursos.