A linha do Direto já tinha uma considerável história. O sequestro de quinta-feira é mais um de seus capítulos, se não um dos seus capítulos mais marcantes.
Porém, que linha é essa? Porque leva o nome de Direto? Isso e muito mais explicaremos agora contando um breve histórico da linha.
Essa linha intermunicipal é a principal da cidade de Cabedelo, cidade da Região Metropolitana da Capital, que além dessa tem outras três linhas de ônibus que a ligam a capital, além do trem.
A linha 5101 é a principal delas. Ela liga o Centro de João Pessoa até o Centro de Cabedelo, via BR-230 (o nome Direto é uma referência a ligação direta aos centros das duas cidades). Passa ainda na Av. Epitácio Pessoa. A tarifa da linha é de R$ 2,10.
O 5101 assim atende praticamente toda a população de Cabedelo, uma vez que as outras três linhas intermunicipais da cidade passam em áreas específicas: 5102, do Renascer, 5103, do Poço e 5104, da praia do Jacaré (51 é o número de identificação da empresa no DER-PB, usado nas linhas e nos ônibus). Todas essas áreas ficam praticamente na área sul da cidade de Cabedelo, mais próxima da capital.
De tão extensa, uma vez que percorre quase 20 km da BR-230 e mais a Epitácio e o Centro da Capital, a linha possui 14 carros em média em dias úteis.
Inicialmente operada pela empresa Roger, que hoje atua em fretamento, desde 2003 a linha é operada pela empresa Reunidas, a mesma que atua em transporte municipal em João Pessoa, porém com carros específicos para transporte intermunicipal: os ônibus de Cabedelo possuem entrada pela dianteira, diferente dos municipais onde a entrada é pela traseira.
E assim espero que a história do 5101 seja escrita pelos que vão e retornam do trabalho ou da escola todos os dias, pelos motoristas e cobradores que lá trabalham, e que fatos lamentáveis como o que aconteceu na quinta-feira não mais se repitam, não apenas na linha do Direto, como também em toda e qualquer linha de ônibus na cidade, seja ela municipal ou intermunicipal.