O que sua comunicação faz quando você solta o controle?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Quando você comunica com controle, o que você faz? Você sente que realmente tem liberdade criativa para deixar os seus projetos fluírem? Você pode sentir que as coisas estão em controle – ou fora dele? O que a sua comunicação cria sem controle? O que você faz de verdade, levando em conta que você precisa colocar os seus sonhos em dia? Pois é, são tantas coisas que você nem se dá conta de que muitas vezes, você precisa se controlar em alguns momentos. Sabe que a liberdade criativa é mais do que necessária para que o que você faz tenha um alcance cada vez maior, por isso, quer que todos os controles possíveis deixem de existir. Ainda sim, precisa desse controle.
Aliás, o que seria esse controle que você tem da comunicação que você produz? Como você controla a comunicação que você faz? Diria que seria mais ou menos isso, entender que tudo tem limite e ao mesmo tempo, saber que tudo o que você não gostaria é de se limitar, de fazer as coisas sem filtros e sem problemas. Afinal de contas, muitas vezes o que a gente faz pode, de certa forma, ter várias interpretações, não agradar muita gente, ser algo completamente diferente daquilo que você queria criar e muitas vezes diferente daquilo que você realmente propôs. Você nem imagina, mas isso acontece, e muito…
Ao longo dessa mais de uma década e meia de criação e comunicação, aliando tudo isso e criando um movimento da maneira mais silenciosa possível, eu mesmo fiz um monte de coisas que tem várias interpretações no ponto de vista de quem vê as minhas criações. Mas eu consegui, melhor do que ninguém, convencer as pessoas que aquilo que eu fiz tem realmente o significado que eu queria mesmo atribuir. Poderia dizer que seria o cuidado que você tem em criar os seus projetos, as suas coisas, os seus sonhos, para que eles tenham a interpretação que você quer que elas tenham e o objetivo real que você quer que as coisas possam ser e ter.
O que minha comunicação cria sem controle é o que você vê todos os dias. Sei como me controlar e eu entendo que assim eu posso fazer o meu melhor, mesmo sabendo que tudo o que eu mais gostaria é de melhorar a cada dia. E eu estou dando o meu melhor para que isso aconteça, afinal de contas, a cada dia a gente sente que pode ser cada vez mais ativo no que você planeja e no que você quer fazer. A gente segue nesse ritmo. Eu sei o que eu faço e sei como eu posso lidar com o que eu quero criar. E quando eu solto o controle, eu consigo fazer coisas incríveis, pelo menos é nisso que eu acredito. E sei dos meus limites.
Sei como eu quero e posso me controlar. Sei exatamente o que fazer. E é sabendo disso que eu estou aqui. Sem controle, me controlando, não que isso possa ser uma contradição, mas para dizer que nada poda a minha liberdade criativa. Nada pode podar a liberdade criativa que a gente tem, afinal de contas, quando impõem limites, querem emplacar narrativas que não cabem para o momento. Quando a gente tem consciência dos nossos limites, a gente tem ideia de como a gente pode fazer coisas extraordinárias que servem exatamente para serem entendidas. É para a onde a gente vai que a gente sente para onde quer ir.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.











