Image

Sinais de pausa

Que sinais te mostram que um projeto está pedindo pausa — e não abandono?
,

Que sinais te mostram que um projeto está pedindo pausa — e não abandono?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Há coisas que a gente faz que a gente não precisa largar, mas precisa fazer uma pausa. Que pode demorar o que for, é verdade, mas faz com que a gente sinta uma vontade maior quando sente que é o momento de retomar. Quando se fala que um projeto pode ser pausado, ele não significa que vai ser abandonado. Tem projetos dentro do seu projeto que pedem descanso, de certa forma. Projetos que podem não ser os ideias para um determinado momento, que pedem descanso, que pedem pausa. Para se oxigenarem, para se renovarem, porque tudo o que é bom em algum momento pode parar um pouco e voltar mais revigorado.

A gente sabe que tem projetos que em algum momento pedem para pausar, como foi o caso da web story da semana, que precisou de uma pausa por causa do desgaste do formato, gerado por quem o criou. Ou no caso das artes digitais, que faz uma pausa no site durante 30 ou 31 dias para dar lugar a conversas que eu gostaria de ter com você, para depois retomar a rotina de vez. Trouxe temas que ajudaram a oxigenar o site, como o #TrendTalks, reformulei a minicoluna, o #MinhaCidade, oxigenei vários temas considerados tradicionais do site. Em algum momento, posso querer descontinuar alguns deles para dar o descanso necessário e abrir as portas para novidades, que são sempre bem-vindas.

Em algum momento, você se sente cansado, mas precisa tocar o bonde para poder ao menos entregar um dia que você considere razoável. Muitas vezes você vai até o seu limite, sem saber direito qual é realmente o seu limite. E se tem uma coisa que precisa mais do que nunca ser respeitada, é o seu limite, até onde você pode e até onde você consegue fazer os seus projetos com eficiência e força de vontade. O seu projeto não pode refletir o seu próprio cansaço, por isso tome cuidado e capriche no que você precisa caprichar. Oxigene ao máximo os seus projetos, se não der para ser, que se dê o descanso necessário para o momento.

Se você sentir que tem algum projeto que precisa “descansar”, faça o projeto descansar, não tenha problema em admitir isso e tá tudo bem, a roda segue e faz o que é necessário de se fazer. Rode o máximo possível de projetos para criar, de certa forma, uma dinâmica de trabalho que permita dar uma oxigenada naquilo que você faz. Oxigenar os seus projetos ajuda a manter a dinâmica deles bem alinhada, onde algum projeto que você possa encaixar pode se alinhar a um projeto que você queira muito fazer e muitas vezes nem encontra espaço. Vai trabalhando, vai se encontrando, vai montando a sua dinâmica, e você vai ver o resultado.

Isso é bom para você mesmo, para a dinâmica que você quer implantar, para o que você quer fazer, e você sabe muito bem que um dos segredos para que os seus projetos tenham o melhor desempenho é justamente a possibilidade de dinamizar tudo o que os compõe, afinal, um projeto nunca é isolado, é sempre feito de pequenos projetos, e é sobre eles que eu falo neste post de hoje. De algum desses projetos que pode ser dinâmico, ou sobre algum que pede descanso. O que você puder e conseguir fazer, faça. Tufo vai dar certo da maneira que você planejou. Quando um projeto pede pausa, respeite esse momento do hiato. Projetos incríveis dentro do seu projeto podem em algum momento pedir esse tempo para um dia voltarem melhores.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 225: Sustentabilidade criativa: sonhos também precisam se pagar
  3. Luneta Sonora 224: Revolução criativa em curso
  4. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente
  5. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes