Image

Presença real, além do volume

Como você diferencia presença real de simples excesso de publicação?
,

Como você diferencia presença real de simples excesso de publicação?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Quando você é notado pelo que você faz, você constrói presença real. Você cria presença digital na medida, faz com que as pessoas te notem, saibam quem você é e o que você faz. Presença real gera uma coisa que é a principal palavra de ordem para o que a gente entende como o elemento mais fundamental para construir a sua identidade não apenas nas redes sociais, mas em todos os  aspectos da sua vida. É quando você não precisa fazer esforço para demonstrar quem você é. Você não precisa se impor. Você é reconheço pelo que você faz e por quem você é. E você se pergunta nesse momento: do que eu estou falando e que palavra de ordem gera essa sensação de presença real?

Estou falando de autoridade. Que você demonstra sem ter muito, sem ter aqueles equipamentos mais top, sem que seu quarto pareça um estúdio de cinema, sem nada. Até o podcast é real, o Luneta Sonora já tem episódios em vídeo com o cenário real do quarto, sem firulas, talvez um dia eu queira reformar, colocar um papel de parede, mas tudo no seu tempo. O quarto tem imperfeições? Tem. Mas autoridade é transparência. Quando você demonstra ser quem realmente você é, isso vale muito. As pessoas acompanham a sua trajetória, te veem crescer, mesmo sabendo que hoje você não está no ambiente mais top das galáxias do mundo, mas está em um ambiente digno, e é isso que importa.

Manter presença real não é simplesmente estar presente com a sua marca e o seu conteúdo, nem que isso seja feito de qualquer maneira só para marcar presença de qualquer jeito. É fazer essa presença se justificar. É criar autoridade real. É transformar esse conteúdo naquilo que explica e justifica a sua autoridade. Mas como eu consigo manter presença real, construir a minha autoridade, sem alimentar os meus canais com conteúdo de valor e de verdade? Pois bem, não é sobre o conteúdo pelo conteúdo. É como você cria esse conteúdo. Sobre como esse conteúdo se traduz em autoridade. Sobre como esse conteúdo transforma a sua presença real em autoridade.

Quando você estabelece autoridade, você não só diz quem você é. Você traz importância, traz conhecimento, traz quem você é de verdade, sem rodeios, não no sentido de justificar a sua presença, mas provando para as pessoas que o que você faz tem importância e credibilidade. Daí a necessidade de manter o seu estilo coeso e a sua identidade reforçada, afinal, esses são elementos fundamentais para que as pessoas descubram o que você faz e porque o que você faz é diferente do que as outras pessoas fazem. Autoridade é o caminho para que as pessoas descubram exatamente o que você tem de diferente e único.

Conteúdo na medida é uma das coisas mais essenciais para manter essa autoridade, um modo de ser reconhecido por aquilo que você faz que ninguém saberia fazer do jeito que só você faz, sabe? É aqui que entra o estilo do seu conteúdo, o que torna ele único. O conteúdo que você cria, se não precisa necessariamente impressionar, precisa ter a sua impressão digital, algo que faça as pessoas reconhecerem que é algo único e exclusivo seu só de bater o olho. Que até seria reconhecido no estilo que outras pessoas fazem. Presença real, de certa forma, também está no estilo do seu conteúdo, que precisa ser único e reconhecido para além dos seus perfis nas redes sociais.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 225: Sustentabilidade criativa: sonhos também precisam se pagar
  3. Luneta Sonora 224: Revolução criativa em curso
  4. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente
  5. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes