Que tipo de intervenção visual você acredita que mais transforma um espaço público?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Eu acredito no poder da intervenção visual para um espaço urbano. E no quanto ele é capaz de transformar um ambiente, uma comunidade, o lugar onde a gente está, o lugar que faz parte da nossa rotina. E intervenções visuais são capazes de transformar ambientes. Eu mesmo, como criador visual, tenho noção da importância do quanto o meu trabalho pode fazer a diferença não só na vida das pessoas como indivíduos, mas para as pessoas como um conjunto, como uma comunidade. Sabe como isso é bom? É uma coisa que me motiva e me faz entender qual é a minha missão e o legado que eu quero deixar para as pessoas.
Gosto de intervenções visuais mais autorais, como um muro de grafite, uma pintura na parede, um elemento visual que faça parte da rotina das pessoas, que elas passem e talvez nem liguem, é verdade, mas imagine se eu consigo fazer isso em um ativo turístico, por exemplo. Sabe aqueles muros com asas que são perfeitos para as pessoas tirarem fotos no meio dessas asas? Ou aqueles muros que por si só sirvam de cenários para lembranças dos lugares onde você esteve um dia? Lembranças que ficam para sempre, mesmo que um dia as pinturas sejam trocadas, apagadas, que aqueles muros não existam mais. Elas ficam eternizadas.
Mesmo uma fachada de uma loja se torna uma vitrine para uma marca que eu quero deixar no mundo. Uma marca que faz parte da rotina das pessoas se torna um elemento fundamental num organismo vivo que é uma cidade. E eu gosto muito disso, de passar por um lugar e ver uma coisa que você criou, e melhor até, imagine você estar na frente de uma fachada, tipo numa parada de ônibus, e aí essa parada de ônibus está na frente de uma loja que tem uma marca que você criou. As pessoas que estão na parada de ônibus não fazem ideia de que estão diante da pessoa que criou aquela marca. Tem vezes que quero passar despercebido, que descubram pelos seus próprios meios que fui eu quem fiz aquilo.
Tudo o que você faz fora dos muros da sua casa é uma intervenção visual que influi no cenário da cidade. Você nem espera a recompensa que aquilo vai trazer para o seu trabalho, afinal, quem te conhece sabe da importância que esse trabalho trouxe para a visbilidade dos seus projetos e vai te indicar. E uma dessas formas de trazer visibilidade e novos projetos já são os projetos que são visíveis. Um projeto bem construído traz referências fundamentais que vão ser importantes para que você não apenas deixe a sua marca no mundo, mas que essa marca no mundo seja um elemento fundamental para a identidade do lugar onde você mora.
Tudo o que eu mais gosto de fazer são coisas que transformem e façam refletir, aparecer, estar no lugar e pertencer. E tudo o que eu mais quero é fazer alguma intervenção visual. Talvez um dia eu consiga, e eu conto muito com vocês para realizar esses objetivos que eu tanto almejo para mim. Não é por vaidade pessoal, afinal, eu gosto de projetos onde eu possa ser reconhecido e ao mesmo tempo passe despercebido, para mostrar que as coisas não são sobre mim, e sim sobre os lugares, os projetos, a identidade que cada projeto traz e precisa ser colocada em evidência. Identidade é sobre isso. E traz a possibilidade de ser vários em um, um em vários.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.











