Image

A comunicação como instrumento de mudança

De que forma a comunicação pode ser usada como instrumento de mudança social e cultural?
,

De que forma a comunicação pode ser usada como instrumento de mudança social e cultural?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

A comunicação é uma arma poderosa, e por menor que possa ser o seu projeto, ou até maior dependendo da dimensão que você dê a esse projeto, o alcance que você vai ter é grande. Isso também depende da dimensão da sua mensagem, do que você quer divulgar, do peso daquilo que você quer trazer. Como um importante instrumento de transformação, a comunicação permite a participação ativa das pessoas, dando voz aos mais invisíveis e criando espaços de expressão. Isso promove o empoderamento comunitário e a mobilização social para transformar realidades locais e ampliar a cidadania.

E por onde a gente pode começar a entender a comunicação como um instrumento de mudança social e cultural? A comunicação influencia a construção e mudança das normas sociais, crenças e valores culturais, impactando as relações de poder e conhecimento dentro das sociedades. É ela quem traz luz a aquilo que está escondido e precisa ser revelado. Muitas vezes, é a própria forma como a comunicação é feita que pode invisibilizar. É por isso que a comunicação é fundamental para que aquilo que não se vê todos os dias seja visto e apoiado. Fazer isso com nossas próprias mãos já é um começo importante.

Os meios de comunicação, especialmente o jornalismo, desempenham papel na (re)construção do espaço público, influenciando a agenda social e política para fomentar mudanças estruturais na sociedade. Uma informação de qualidade transforma, e em tempos em que cada vez as pessoas acreditam em informações inventadas, é cada vez mais fundamental que as pessoas entendam o jornalismo como uma ferramenta fundamental para entender o mundo à sua volta. E não, não pensem que é propaganda. Ainda há quem confunda o jornalismo com a publicidade e acredite que só é válido se falar bem daquilo que você gosta. O que o jornalismo traz são fatos, quer agradem ou não.

Estratégias de comunicação popular incentivam a mobilização social baseada na inclusão e na visibilidade de grupos vulneráveis. Instituições também usam a comunicação como ferramenta para desenvolver projetos sociais que promovem transformações culturais e sociais. Isso reforça a própria comunicação no sentido da palavra, como um meio intrinsecamente ligado à cultura e à ética, que ajuda a preservar a memória daquilo que a gente quer preservar e a história daquilo que a gente quer contar. É através da comunicação que a gente cria memórias, conta histórias e espalha essas histórias para o mundo.

Portanto, a comunicação atua como um instrumento poderoso de mudança social e cultural ao promover participação, empoderamento, diálogo, mobilização, transformação de valores culturais e construção de espaços públicos que possibilitam uma sociedade mais inclusiva, crítica e ativa. E entender como ela funciona já é um começo importante para que a gente possa começar a transformação com os meios que a gente tem. E você, por onde quer começar? Eu mesmo já comecei a minha iniciativa a 17 anos, e a cada ano, essa minha iniciativa de trazer conteúdo com foco em arte, cidade e comunicação fica cada vez mais fortalecida.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 216: A volta ao traço: a identidade visual como expressão de reinício - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 216: A volta ao traço: a identidade visual como expressão de reinício
  2. Luneta Sonora 215: Cidades que inspiram: o espaço urbano como laboratório criativo
  3. Luneta Sonora 214: A estética do imperfeito: o valor do erro na criação
  4. Luneta Sonora 213: O silêncio como parte da comunicação
  5. Luneta Sonora 212: Memória coletiva e narrativas digitais

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes