Image

A faísca inicial

De onde normalmente vem a faísca inicial para uma nova ideia?

De onde normalmente vem a faísca inicial para uma nova ideia?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Grandes ideias muitas vezes nascem do nada. Se bem que dizem que ideias não nascem do nada. Se eu dissesse que ideias novas são apenas são um combinado e um recombinado de outras ideias que a gente já teve um dia, você certamente me responderia: de onde vieram essas outras ideias? A faísca inicial surge quando você tem um lápis e papel ao seu alcance. Quando você está com os dedos no teclado do computador, do celular, ou nao precisa nem ter nada disso, é só colocar as ideias na cabeça mesmo. Você não sabe explicar como você teve aquela ideia extraordinária e revolucionária. Você simplesmente teve a ideia.

Pensar em como nasce uma ideia é a coisa mais complexa do mundo, afinal, é sobre aquilo que eu acabei de comentar com vocês: a gente nunca sabe de onde surge uma ideia, só tem aquele insight e coloca em prática sem nem saber como fazer isso. Mas faz. Não sabe como, nem pensou nisso direito: você faz, você coloca a sua ideia em prática mesmo sem saber como exatamente. É como se uma luz se acendesse para você no momento mais inesperado. É justamente daí que surge a lâmpada como o ícone máximo de uma ideia. E entende mais para frente que teve a melhor ideia do mundo, mesmo sem entender de onde ela surgiu e como você teve essa ideia.

A faísca inicial surge de uma dúvida, de uma necessidade, de alguma coisa que a gente precisa fazer para poder oferecer algo diferente para as pessoas. Ou seja, ela pode vir do nada. Ou não teria um combinado e um recombinado de ideias para se formular uma ideia, pois se uma ideia surge de várias outras, alguma ideia precisa surgir do nada. Talvez sejam do nada que as grandes ideias surgem, do inesperado, do nosso momento de relaxamento, de tantas horas perdidas que a gente tem para ter uma ideia incrível e ela quase sempre nunca vem naquele momento que a gente acredita que vai vir, somente no inesperado.

A gente espera uma ideia extraordinária e muitas vezes não acredita que ela vem. É nessa que o bloqueio criativo acontece. Mas quando você está mais descansado, você descobre algo extraordinário e quer muito colocar em prática aquilo que você descobriu. E muitas vezes fica ansioso. Mas eu te digo uma coisa: fica calmo e aguarde o tempo. No momento certo vai aparecer aquela ideia extraordinária. Quantas vezes eu já não quebrei a cabeça em busca de ideias extraordinárias e elas nunca apareciam quando eu queria? As ideias mais extraordinárias que eu tive apareceram quando eu menos poderia esperar que aparecessem.

Ideias surgem do nada e surgem da calma. Por isso é essencial trabalhar a criatividade para que a inspiração venha da forma mais natural possível. É assim que as grandes ideias surgem e é assim que você vai ter a ideia mais extraordinária que você poderia ter, sem nem imaginar como é que teve. Quando você menos esperar, a faísca inicial vai se acender. E vai se transformar em uma ideia extraordinária. Lembre-se desse momento quando você tiver chegado ao ápice com aquela ideia extraordinária que se tornou algo indispensável para a vida das pessoas. Afinal de contas, para uma ideia acontecer, é necessária apenas uma faísca.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 208: Criatividade em tempos de excesso - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 208: Criatividade em tempos de excesso
  2. Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação
  3. Luneta Sonora 206: Storytelling urbano
  4. Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma
  5. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes