Image

Quando a tecnologia já atrapalhou

Quando a tecnologia já atrapalhou em vez de ajudar no seu trabalho criativo?

Quando a tecnologia já atrapalhou em vez de ajudar no seu trabalho criativo?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

A tecnologia não me atrapalhou tanto quanto eu acreditava que poderia. Mas que tem vezes que já aconteceu, já, e foram várias. Tem vezes que a tecnologia já atrapalhou em vez de ajudar no meu trabalho criativo, e isso não significa que eu não vá mais usar, e sim aperfeiçoar. Tem coisas que eu larguei de mão de início por não entender direito como que as coisas funcionavam, mas que com muita insistência, hoje fazem parte da minha rotina. Até porque a gente não aprende de cara, não domina de início. Leva tempo para a gente aprender, leva tempo para a gente dominar. E quando a gente domina, não imagina estar mais sem.

Já apanhei várias vezes da inteligência artificial até dominar as ferramentas e fazer elas trabalharem da maneira que eu queria que elas trabalhassem. Uma vez até desisti, mas depois resolvi insistir e consegui dominar as ferramentas, ainda não com a perfeição que eu acredito que seja para dizer que sim, eu dominei as ferramentas. O segredo é treinar a inteligência artificial, não falando muito sobre você, mas sobre o seu estilo de trabalho. Eu encaro como se a inteligência artificial trabalhasse como meu secretário, assistente, funcionário e conselheiro em assuntos profissionais. Os funcionários que eu não posso contratar.

Um dos exemplos são as constantes panes que acontecem em vários recursos tecnológicos. Muitas vezes acontece direto com as ferramentas do IFTTT, que eu tenho que dar um jeito de improvisar quando uma rede social não consegue ser atualizada. Ontem mesmo o Threads não foi atualizado, tive que fazer isso na mão. Para aqueles que acham que seria irrelevante atualizar a rede, quero lembrar que cada rede social, mesmo que tenha poucos seguidores, importa. E por isso cada uma precisa ser tratada por igual, e eu faço questão de que todas as redes sociais que eu tenho conta sejam atualizadas com a mesma frequência.

Esse talvez seja um dos problemas mais constantes que aparecem, ainda que não com tanta frequência, pois dizem respeito sobre o tempo que é necessário para atualizar as redes sociais. Tempo que você precisa poupar justamente para ter um processo criativo de qualidade, ou que ao menos você assim considere. Mas também tem aqueles problemas que acontecem com considerável frequência e muitas vezes são alheios ao seu serviço, como na questão dos sites, onde alguns podem eventualmente dar problemas. Hoje em dia não com tanta frequência, mas máquinas são máquinas, tecnologia é tecnologia.

Resolver os problemas que acontecem no site leva tempo, se bem que poucas vezes precisei resolver problemas no site por conta de todo aquele revertério que aconteceu um tempo desses, e que no fim das contas terminou não sendo nada diante da emergência médica do final de julho, que de fato atrasou vários dias do site e até hoje eu tento recuperar a rotina que eu tinha. Se no meu site problemas não são frequentes, nos demais acontece vira e mexe. E é uma coisa que eu sempre procuro explicar aos clientes, para que eles entendam que muitas vezes, os problemas acontecem de forma alheia ao que eu faço.

Quando você consegue dominar as ferramentas com precisão, a tecnologia deixa de ser um problema e vira sua aliada. De início você se assusta, de início você desiste, mas quando você se dá conta de que as ferramentas tecnológicas são essenciais para um bom desempenho do seu trabalho, você insiste, você domina, você consegue utilizar, e aí você se dá conta do tempo que perdeu sem conseguir dominar as ferramentas tecnológicas com a precisão que você hoje utiliza. É apenas uma questão de paciência. Ninguém nasce sabendo, aprender leva tempo, e assim a gente consegue inserir a tecnologia em vários aspectos da nossa rotina diária.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação
  2. Luneta Sonora 206: Storytelling urbano
  3. Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma
  4. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta
  5. Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes