16 anos depois de começar, você sente que está mais experiente?
Pergunta feita por este editor
Tem momentos que você sente que está apenas começando, só porque ninguém te conhece. Ou acha que ninguém te conhece. Muitas vezes a gente acredita que está começando só por não ter atingido aquilo que a gente chama de sucesso, mas acumula experiência, e a experiência vem com o tempo. É assim que eu estou nessa batalha há uma década e meia e contando. Porque se tem uma coisa que eu nunca pensei é em desistir, afinal, o que eu construí não só faz parte da minha vida, mas representa uma vida inteira de descobertas e histórias que eu quero levar comigo para onde eu for, se bem que o que eu escrevo vai para todos os lugares, mesmo que eu não esteja presente fisicamente. Essa é a minha maneira de levar as minhas histórias.
É por isso que eu estou aqui, nessa batalha, há 16 anos, quando eu comecei este site, ainda como um blog, mas mantendo a essência daquele blog que eu comecei e que eu quero manter até hoje. Há 10 anos, eu migrei o blog para WordPress, em hospedagem própria, e fiz dele um site, mantendo a essência de um blog que eu não quis que se perdesse diante da mudança da estrutura e da maneira de apresentar as minhas histórias. Afinal, é como eu disse anteriormente: a experiência vem com o tempo, e a gente sente que está mais experiente quando olha para trás e se dá conta do que conquistou ao longo do tempo.
Muitos vão acreditar que eu comecei agora. Mas a vida é um eterno aprendizado, e muitas vezes você leva tempo para atingir o sucesso que pretende. Ninguém nasce sabendo e ninguém conquista um objetivo de uma hora para outra. Quem está começando um projeto tem que entender isso. É como plantar uma lavoura: a colheita vem com o tempo, mas você precisa ir plantando para colher novamente, ir renovando constantemente. É assim que você mantém a sua constância e a sua essência. E sabe que é desse jeito que se acumula experiência. O sucesso pode até tardar, mas acontece. E as pessoas vão aos poucos te descobrindo.
Tire um tempo e descubra não só o que eu publiquei recentemente, mas o que eu publiquei em anos anteriores. Tá tudo aqui, desde o meu primeiro post. Vocês vão ver um pouco dos meus erros, um pouco das coisas que eu compartilhava e até mesmo das coisas que eu não sabia e fui descobrindo. E tudo o que eu fui descobrindo, eu fui compartilhando. E está tudo aqui. Porque eu quis que estivesse. Algumas coisas eu quis privar, mas estão disponíveis no Luneta Prime, justamente para que não fossem apagadas, justamente para que aqueles que me apoiam tenham acesso. Mas a maioria das coisas que eu compartilhei está disponível para todos descobrirem um pouco da minha história.
E é para isso que eu estou aqui e é para isso que eu sigo batalhando em busca dos meus sonhos. Afinal, se eu cheguei até aqui, é porque eu ainda acredito que eu posso chegar mais longe. E eu acredito nisso, afinal, a primeira pessoa que precisa acreditar em mim sou eu mesmo. Senão, quem vai acreditar? Por isso, não posso desistir. Não posso desanimar. Tenho que manter a firmeza no objetivo que eu preciso buscar. A gente pode fazer coisas incríveis, é só acreditar. Quando a gente tem um objetivo bem definido, a gente sabe onde a gente quer chegar e faz de tudo para colocar o seu objetivo de pé, dentro das suas possibilidades. É por isso que acreditar é fundamental.
A experiência vem com o tempo, e é a bagagem que você leva para as pessoas. Quanto mais experiência você acumula, mais histórias você tem para contar para as pessoas que ainda não te conhecem. E aquelas que te conhecem vão saber do seu potencial. Se você acredita que ainda não tem experiência suficiente para começar um blog, um site, ou qualquer projeto que seja, comece agora. E mantenha uma rotina. Ao longo do tempo, você vai ver que acumulou histórias, criou um projeto incrível, e principalmente, amadureceu esse projeto. É assim que as pessoas te conhecem. É assim que se constrói uma grande história.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.