Semana passada, recebi um SMS informando que a “sua CNH foi cassada”. Sim, a Carteira Nacional de Habilitação. E que para eu regularizar, eu precisaria acessar um site do tipo “Detran Digital” ou “Digital Detran”. Uma coisa bem aleatória, bem manjada, nada a ver com o Detran do meu estado.
Até porque eu não tenho CNH. Nunca tive a menor vontade de aprender a dirigir…
É mais um golpe manjado na praça. Mas sabe como é: os golpistas mandam mensagens da maneira mais aleatória possível, até para pessoas que não tem CNH. Para ver se cola com alguém.
Só para começo de conversa, os Detrans estaduais não mandam SMS, e-mail, WhatsApp, nada disso para quem tem CNH, o que definitivamente não é o meu caso porque, lógico, eu sequer possuo o documento. Os Detrans estaduais enviam correspondências através de Aviso de Recebimento dos Correios, único modo oficial de comunicação que eles utilizam.
Mas tá, e esse SMS aí? Como bem disse, é golpe puro. O tal site em questão nem a terminação gov.br tem: leva para um site falso onde a vítima insere os seus dados, para no fim gerar um boleto de pagamento onde a vítima acredita que se pago, regulariza sua carteira de habilitação, quando na verdade, o dinheiro cai na conta dos golpistas. Essa é a finalidade do golpe.
As mensagens são enviadas da forma mais aleatória possível, tanto que pessoas que não tem CNH, como é o meu caso, as recebem. Repare que nem tem o nome do estado do usuário, para já irem atirando para todos os lados até que peguem alguém desavisado.
Golpes como esse devem ser notificados a Polícia ou as ouvidorias do Detran do seu estado.