Você consegue evitar o caos antes que ele aconteça, se sente que vai acontecer?
Pergunta feita por este editor
Se eu sinto que o caos vai acontecer, eu tento evitar. E você se pergunta: como tentar evitar o que você mesmo considera que é inevitável? Evitar o caos é uma missão quase impossível, é verdade, mas eu preciso manter a calma, afinal, o que a gente não pode é justamente criar o caos. E como eu tento evitar que um problema se torne caótico? A primeira coisa que eu faço é tentar solucionar o problema dentro das minhas possibilidades antes que ele se torne uma coisa caótica, e por consequência, tome o seu tempo. É assim que o caos acontece, quando você não consegue pensar em mais nada, só em conter os danos, resolver os problemas, e evitar passar por tudo aquilo de novo. Ou ao menos tentar.
Mas eu tento, porque eu acredito que vale tentar, se não puder evitar o caos, conter os danos. Afinal de contas, muitas vezes o caos te pega de surpresa e você não consegue fazer nada. Ou pelo menos você acredita que não consegue fazer nada, afinal, diante de uma situação caótica, muitas vezes você fica inerte sem saber o que fazer. Mas é aquilo que eu disse sobre parar e pensar antes de fazer qualquer coisa, que vá aumentar a situação caótica. Quando você consegue raciocinar sem a pressão do tempo, do trabalho e das cobranças que vem por causa de todo o caos, você consegue solucionar os seus problemas com mais eficiência.
Porque eu sinto muitas vezes que o caos vai acontecer? Essa talvez seja uma das perguntas que eu esqueci de fazer das sete sobre esse tema, e bem, eu aproveito para responder em um parágrafo: porque eu acredito que quando o mar está calmo, pode esconder alguma coisa. E eu tento me antever aos riscos, afinal, é como um jogo onde a estratégia é tudo e você precisa ser mais esperto. Quando você não consegue, o que te resta é tentar conter os danos e fazer tudo aquilo que eu disse das vezes anteriores, e outras coisas que eu ainda vou comentar. Afinal, a gente sabe que em alguns momentos, a gente enfrenta turbulências.
Já que o caos aconteceu, o que eu procuro fazer é evitar que ele tome conta de mim, tome o meu tempo e me pegue de surpresa em um momento que tudo o que eu não preciso é parar para enfrentar o caos. E quando isso acontece, eu tento evitar que o caos que eu enfrento se transforme em uma bola de neve que não para de crescer. Eu sei que controlar o caos é o caos por si só. Mas é como eu já disse em ocasiões anteriores: coloca a cabeça no lugar, pausa, respira e enfrenta. E bate de frente com o que te causa caos. Eu preciso fazer isso para me sentir mais forte do que o caos, sinto que eu preciso confrontar muitas vezes, sinto que eu saio mais forte quando o caos passa.
Eu tento evitar o caos. Mas eu sei que é inevitável. Sei que nem sempre dá para evitar, e quando isso acontece, eu preciso minimizar os transtornos que eu sei que podem vir. Mas eu não quero pensar somente nisso. Quero pensar em maneiras de evitar, e quando o caos acontece, é natural que você pense nisso por conta de tudo o que você precisou passar para chegar até aqui. Afinal, quem disse que a nossa caminhada é fácil? A gente vai encontrar obstáculos em um momento ou outro. Mas não sabe quando. E é para essa imprevisibilidade do caos que precisamos estar preparados, para saber o que fazer quando acontecer, e saber o que fazer para não acontecer.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: