Image

Pause e relaxe

Você procura fazer uma pausa e relaxar antes de superar algum problema?
,

Você procura fazer uma pausa e relaxar antes de superar algum problema?

Pergunta feita por este editor

O melhor a se fazer diante de um problema, antes de encarar, é fazer uma pausa. É desacelerar antes de encarar o problema de frente, focado justamente nisso. Para me sentir descansado. Para me sentir pronto para encarar e não desanimar. Porque para mim, é o que basta para me sentir preparado. E eu entendo que não há mal algum, e jamais pode ser encarado como se fosse uma fuga, porque não é, muito pelo contrário, é uma preparação para se encarar o que é necessário se encarar de frente, sem a pressão por resolver logo as coisas e com pressa, que não ajuda em absolutamente nada. Por isso, pause e relaxe, somente.

E por que eu preciso pausar e relaxar? Ninguém consegue absolutamente nada estando ligado no automático quando o problema acontece, porque a chance de a bola de neve aumentar é enorme, quando você tenta resolver os problemas de qualquer maneira, e sem saber exatamente onde está o foco dos problemas, atirando para todos os lados e não conseguindo acertar em lugar nenhum. E isso não é bom. Quando um problema acontece, é natural que de início a gente se desespere e tente resolver de qualquer maneira. Por isso, pause e relaxe, que você precisa se sentir descansado e concentrado para evitar justamente que essa bola de neve se avolume.

Nada se resolve com pressa. E é preciso parar de acreditar que é na pressa que as coisas se resolvem, é assim que um problema se avoluma, porque tanto a pressa como a pressão são inimigas da perfeição, se bem que ela não existe, e da calma que é necessária para que os problemas que você precisa resolver sejam resolvidos. Porque a pressa não cria resultados. Cria desespero. E é o desespero que faz com que os problemas fiquem ainda maiores. É por isso que é necessário pausar e relaxar, porque pressa cria desespero, e desespero é tudo o que a gente não precisa para resolver um problema.

É natural que exista a pressão por se resolver um problema o quanto antes, mas nada que foi feito nas pressas deu certo, pelo contrário, o que foi feito nas pressas foi feito no desespero e criou problemas ainda maiores, que deram trabalho para serem resolvidos, e isso é tudo o que não se quer. A gente precisa resolver problemas, não criar mais problemas em busca de soluções, e isso é uma coisa que se aprende a duras penas, principalmente quando não se reconhece os problemas que a gente enfrenta. A compreensão daquilo que precisa ser resolvido é fundamental para evitar o crescimento dessa bola de neve.

Pause e relaxe. É o que basta. Quando você se sentir descansado, você terá força suficiente para encarar os problemas de frente, e não há mal algum em pausar e relaxar. Para evitar a pressa. Para evitar a pressão. Para evitar que o desespero tome conta do momento. Você precisa resolver os seus problemas, mas antes de qualquer coisa, tudo o que você precisa é de calma para resolver os problemas, porque quando se está com calma, você consegue ter a concentração necessária para resolver os problemas, e é assim que você vai conseguir resolver os seus problemas. Na calma. Na paz. Por isso, pause e relaxe. E você vai conseguir do que te aflige.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo