Image

Situações caóticas

Como você lida com situações caóticas?
,

Como você lida com situações caóticas?

Pergunta feita por este editor

A nossa vida parece um voo em céu de brigadeiro. Só parece. Em algum momento, esse voo enfrenta uma turbulência. É quando a gente sente que está diante de situações caóticas que sempre acontecem com a gente. Quantas situações caóticas eu não já passei que não exigiram demais de mim? Pelo menos é isso que eu acredito. No primeiro momento, é natural que você fique perdido, sem saber o que fazer. Mas você mantém a calma e encontra uma saída, e aos poucos vai recuperando tudo o que você perdeu na busca da solução daquele problema, saindo mais forte, com algumas lembranças desse momento. Cada situação caótica te traz uma lembrança, e de certo modo, te faz amadurecer na marra.

A gente tira aprendizados de onde a gente menos imagina. Afinal, a primeira coisa que situações caóticas nos ensinam é de que a vida não é fácil, e em algum momento a gente precisa cumprir tarefas difíceis, que surgem na hora, que vão exigir do nosso tempo e que precisam, de certo modo, serem resolvidas o quanto antes, porque dizem respeito ao seu futuro. É como a gente lida com o caos que a gente aprende, de certo modo, a ser forte e a se sentir desafiado diante das situações difíceis que aparecem o tempo todo, em que muitas vezes a gente tem que buscar sozinho a solução de um problema tão difícil que aparece de repente.

Cada situação caótica ensina uma lição e deixa lembranças. Afinal, não existe caos sem lembranças, sem sequelas e sem cicatrizes, que a gente vai lembrar só de ver, mas que de certa forma, nos ensinam bastante sobre como a vida nos desafia o tempo todo. A vida é tranquila na maioria das vezes, mas a gente sempre tem que enfrentar de vez em quando algumas barras em todos os níveis: no pessoal, no trabalho, onde quer que a gente esteja. E sempre vai se perguntar como resolver aquele problema que parece tão difícil que nem sempre a gente sabe como sair dele, mas em algum momento, a gente consegue encontrar uma saída.

E é exatamente nesse momento que a gente encontra uma saída para aquela situação tão difícil, que a gente entende que não existe problema que não consiga se resolver. É por isso que a gente não pode se desesperar diante de uma situação caótica. É uma fase, como sempre dizem. Você só precisa ficar tranquilo, que você arruma um jeito de sair dessa. E consegue, na maioria das vezes, e aquele momento caótico, que parece que durou uma eternidade, terá passado rápido demais. A gente fica pensativo diante das lembranças que momentos assim sempre trazem, porque não é fácil de se lidar com situações caóticas.

Mas tudo acaba bem. É o que você precisa pensar em momentos assim. Tudo acaba bem. E falar um pouco sobre isso ajuda, de certa forma, a entender melhor o caos que a gente passou nesses momentos, e a tirar um aprendizado de tudo isso. Afinal, são coisas que em algum momento ou outro, a gente enfrenta e são parte da vida, e quando acontecem, você sempre acredita que já enfrentou o suficiente, mas cada caos que a gente passa nos torna mais maduro para enfrentar os tantos outros que vem por aí, porque sempre vem. A diferença é essa: a gente sabe como lidar, e não se desespera. Porque a gente consegue superar o impossível.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo