Sabe quando você acha que as coisas estão morgadas, mas elas estão movimentadas de novo? É o que está acontecendo de novo no X. Os feeds não param, meus amigos! E dessa vez, é tudo por conta de uma mudança polêmica tanto em um dos recursos quanto na política de privacidade do X, mais uma para a já crescente coleção de polêmicas do Elon Musk.
Depois do desbloqueio no Brasil, o Bluesky experimentou mais um pico, dessa vez mundial, gerado por usuários insatisfeitos com a nova política de privacidade do X. Muita gente acorreu para lá e eu pude enfim encontrar a maioria das conexões que eu tinha, que só tinha entrado na rede do céu azul agora. E enfim pude crescer o que eu esperava no momento do bloqueio, só que agora com o X ativo. O mundo dá voltas…
E não só isso: além da mudança dizer respeito ao uso do conteúdo para alimentar a inteligência artificial da plataforma, o Grok, o que explica o fato da comunidade artística estar migrando em peso para o Bluesky, ainda tem uma mudança no modo de bloqueio das contas do X: o seu feed ficará visível para as pessoas que você bloqueou, elas só não podem interagir. Ou seja, os bloqueados vão poder ver o que você escreveu.
É mais uma nova onda de crescimento do Bluesky com a mãozinha do Musk, que faz um trabalho extraordinário para o crescimento das suas concorrentes, seja arriscando um mercado como o Brasil, seja causando a insatisfação dos usuários quanto ao modo que o conteúdo que eles produzem é tratado. E tudo isso em menos de 60 dias.
Sigo acompanhando, e enquanto isso, siga-me por aqui e por aí, nos feeds da vida, porque de uma coisa eu tenho certeza: os meus feeds estarão sempre ativos e funcionais, e são movimentos como esse que provam que sim, eles precisam estar mais ativos do que nunca. É só me procurar nos links abaixo e me seguir para não perder nada:
Siga-me nos feeds da vida e não perca nada!
Afinal de contas, os feeds não param, meus amigos! Toda semana tem uma novidade. E é uma das coisas mais intensas que podem acontecer nesse meio. A acompanhar os próximos capítulos, que podem ser contados em forma de #ContentTalks, ou quem sabe também, no episódio de amanhã do podcast Luneta Sonora.