O Instagram começou a disponibilizar a ferramenta de agendamento de posts pelo próprio aplicativo. Esse recurso era muito esperado para quem trabalha com social media e não tinha tempo – e quem tem? – de agendar os posts em um computador. Você já viu como é que esse negócio funciona há duas semanas, quando ainda estava no campo dos testes.
O recurso funciona com fotos – individual e carrossel – e Reels. Até então, para se agendar um post, era necessário usar ferramentas de terceiros ou até o Creator Studio e o Meta Business Suite – já contei que esse último não funciona para mim?
Agora o recurso começa a ser disponibilizado em mais perfis, ou melhor, aos poucos para todos eles, com direito a lançamento oficial.
Mas como usar essa ferramenta se chegar até você? Ela está no momento em que você publica e vai colocar a legenda, localização, marcar e outros detalhes. Você vai em “Configurações Avançadas”, depois em “Compartilhar este post” e selecionar uma janela de tempo que deve ser de até 75 dias de antecedência.
E pronto, seu post estará agendado para a data que você selecionou.
Esse recurso deve chegar aos pouquinhos. Por exemplo, não chegou ainda em nenhum dos meus três perfis que mantenho no Instagram – o meu próprio, o da 612 Comunicação e o do Luneta Sonora. Por isso é importante sempre manter o seu aplicativo atualizado e ter paciência, porque se ainda não chegou para você, vai chegar.
Esse recurso está disponível nas contas comerciais e de criador de conteúdo, caso de todas as minhas acima mencionadas. E está disponível inicialmente para Android, em breve estará disponível para iOS.