Como anunciado em agosto por Mark Zuckerberg, o WhatsApp está testando com alguns usuários das versões beta a possibilidade de bloqueio do print das fotos de visualização única. Isso está sendo testado com alguns usuários, mas no meu beta, ainda não chegou. Fiz um teste e ainda consegui printar a foto que enviei.
Esse recurso confere a plena privacidade para a qual o recurso se propõe, já que o print era, de certa forma, uma brecha.
O recurso vai bloquear também a possibilidade do print em ferramentas e aplicativos de terceiros, não apenas no modo nativo de cada celular. Gravar a tela também não vai ser possível nessa situação.
O usuário que enviou a foto não será notificado do print, mas o usuário que printar terá uma notificação para ele, como pode ser visto nesses prints do WABetaInfo.
Como pode ser visto, qualquer que seja a imagem que apareça, quando o usuário tentar printar a tela ou gravar a foto de visualização única, essa imagem ficará preta e trará uma mensagem acompanhando, a qual traduzida ficou em “Não pode ser capturada devido à política de segurança”.
Print em outras áreas do WhatsApp continuará permitido
Lembrando que esse recurso não vai impedir o print em outras áreas do WhatsApp, como as conversas, mesmo as que estão configuradas com mensagens temporárias. Esse recurso só bloqueará o print das fotos de visualização única.
Ah sim, esta é a web story da semana. Se não conseguir visualizar, clique aqui.
Alguns usuários das versões beta já estão testando esse recurso de bloqueio do print das fotos de visualização única. Como dizia, eu ainda não recebi e consegui printar uma foto de visualização única. Também não há uma previsão de quando esse recurso chegará na versão regular do aplicativo.