Viver a cidade é pensar em como ela seria daqui a alguns anos, já que há tantos você está aqui porque nasceu aqui. Todo dia eu penso na cidade do futuro a cada volta que eu dou. E como eu imagino essa cidade do futuro? A pergunta não poderia ser mais oportuna para descrever melhor como eu projetaria a cidade do futuro.
A cidade do futuro precisa, lógico, ser inteligente. E quando se entende por cidade inteligente, as pessoas precisam logicamente embarcar na ideia antes de qualquer coisa. Uma cidade precisa otimizar tudo: recursos de mobilidade, eficiência energética, segurança e capacidade de manutenção.
E não são ideias mirabolantes e futurológicas; são coisas que estejam dentro da nossa realidade, planejando a cidade de uma maneira tão inteligente quanto a cidade que se propõe a ser.
Tudo o que uma cidade inteligente precisa
Uma cidade inteligente precisa ter uma iluminação pública moderna, totalmente de LED, diferente do que se vê hoje com lâmpadas de vapor de sódio acesas em pleno Sol do meio-dia porque os sensores não funcionam direito. E quando isso acontecer, a notificação precisa ser automática, por isso é fundamental que todo esse sistema esteja conectado, para não ter que enviar uma solicitação para a Prefeitura igual eu fiz na semana passada, porque a luz do poste em frente de casa estava acesa de dia.
A mobilidade precisa ser inteligente para todos, e é necessário disciplinar o trânsito para evitar bagunça e trancamento de cruzamentos. O transporte público precisa acabar com a “cultura do arrodeio” levando o passageiro diretamente para o seu ponto de interesse, sem precisar dar voltas desnecessárias para onde você não precisa ir. Eu canso de falar e não vou descansar.
Porque ela não será apenas informação. A Internet será, posso dizer assim, um combustível. Para as câmeras de monitoramento, para a iluminação igual eu disse, e para os semáforos trabalharem no tempo certo. Além de muitas outras ideias que eu me estenderia caso fosse necessário.
Uma cidade do futuro pode ser construída a várias mãos. E com soluções que aos poucos estarão dentro da nossa realidade, até porque sonho com os pés no chão. Nada muito futurista, mas de olho no futuro.
Porque a gente precisa repensar o modo como vivemos a cidade.
Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.