Você deve ter acompanhado toda a história das linhas distritais de Campina Grande, em especial no Ônibus & Transporte. O sistema da segunda maior cidade da Paraíba não paralisou completamente no auge da pandemia, mas já não é mais o mesmo depois que o pior já passou. A cidade conseguiu reduzir a tarifa, passou a contar com subsídios, mas isso tudo não foi suficiente para conter as queixas das empresas em relação aos custos. O problema foi o modo como elas fizeram isso.
No último sábado, as empresas retiraram de circulação as linhas que ligam a área urbana de Campina Grande aos distritos, que ficam bem distantes da cidade em si e não alternativas de linhas que possam atendê-las. Se tirar de circulação, não tem como substituir dentro do sistema. A Prefeitura reagiu, entrou na Justiça e fez o seu papel; se ninguém quer atender, dá-se um jeito como ela deu, ou melhor, um “apavorô”.
Para se ter uma ideia da distância dos distritos para o núcleo urbano da cidade, trago o mapa das quatro linhas em questão. Como bem disse anteriormente, não há outras que possam substituí-las.
A Prefeitura reagiu
As empresas esperavam que a Prefeitura de Campina Grande não fosse reagir a retirada das distritais, ou seja, ficaria passiva. Mas isso não aconteceu da maneira que as empresas esperavam, afinal a Prefeitura reagiu de forma enérgica.
A Prefeitura deu um prazo de 48 horas para a retomada das linhas distritais, fora a liminar que determinava o pagamento de multa diária de 20 mil reais. Nem assim as empresas atenderam. O que a Prefeitura fez? Chamou outra empresa para operar as linhas de modo emergencial, por ora, com tarifa zero. No mesmo dia, aquela multa diária subiu para 100 mil reais.
E no fim, as empresas retomaram o serviço. Mas essas linhas emergenciais só saem de circulação se o serviço estiver completamente restabelecido, justamente para evitar problemas como esse.
No fim, fica a compreensão do que são essas linhas distritais e a importância delas em um sistema que precisa atender a todos da mesma maneira, independente da distância.