Você já deve conhecer o famoso Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e já deve saber que ele foi convocado. Toda vez que os pessoenses ouvem esse nome, no início de um ano praticamente, sentem: “ih, lá vem reajuste de passagem…”, já que esse é um dos assuntos de quase toda vez que o conselho é convocado, empresas levam planilhas de custos, essas coisas. Mas estamos em 2022, estamos saindo de uma pandemia, e bem, como é que vamos equilibrar essas necessidades? O que que vem por aí mesmo, hein? E o que poderemos esperar?
Como bem ressaltava em coluna anterior, um aumento de passagem nesse momento é suicida para o sistema. E nem é preciso explicar por quê. O número de passageiros do sistema já caiu demais, pode cair de novo e não é isso que o sistema quer. Como se sabe, quanto menos passageiros pagam passagem, maior em tese é a tarifa, que aqui é unicamente bancada por quem paga. Sem subsídio nenhum. E João Pessoa não deu sinais de que vá conceder algum benefício nesse sentido igual Campina Grande já fez. Ainda.
Mas vamos lá, o conselho não é apenas para isso. Debate ainda, segundo o release da Prefeitura de João Pessoa, melhorias previstas para a operacionalidade dos ônibus, sem maiores detalhes de que melhorias seriam essas, sejam elas de sistema ou de veículo. O que se deve levar em conta é que ajustes precisam ainda ser feitos, afinal, a pandemia pode não ter acabado, mas as pessoas já praticamente retomaram suas rotinas – ou até adaptaram elas.
A aguardar o que pode sair daí…
E esperar que os resultados sejam transparentes para que a sociedade possa debater e se for possível contestar o que pode estar errado. E principalmente, arrumar uma maneira do sistema não se suicidar aumentando uma tarifa que já praticamente bate no teto. Isso levando em conta – e lá vamos nós de novo – que Campina Grande deu um jeito e reduziu a tarifa do seu sistema.
Mas então, o que que vem por aí mesmo? Soluções práticas? A gente sempre espera, mas eu falaria isso todos os anos. Queria eu dizer que apresentaram soluções práticas e elas se tornaram realidade.