Criatividade é isso: quando você quer tornar aquele assunto considerado “chato” um assunto fácil de assimilar, você usa e abusa dela, a criatividade.
Posso aplicar a criatividade numa revisão de Informática, por exemplo.
Por exemplo: crie uma lista de compras (A), estabeleça uma quantidade (B), um valor unitário (C) e um valor total (D) que vale por B*C (B multiplicado por C). O desconto (E) é determinado por uma fórmula incorporada dentro da célula do Excel.
É complicado, é, mas com o tempo você vai aprendendo. Aliás, Excel é o assunto de um post que Marcell Mendonça, colega meu de faculdade, escreveu hoje, Conceitos e Aplicações Básicas do Microsoft Excel 2007. Vale acessar: lá você encontra um pouco sobre o programa, videoaulas e apostilas sobre como usar o Excel.
A atração dessa lista, claro, são os produtos da lista de compras. Só produto de qualidade, tava até brincando no Twitter sobre isso. Todos os produtos da lista foram inventados por mim para tornar o assunto mais leve. Em vez de botar “Feijão, arroz, café, macarrão”, botei “Feijão Carioca Almoço, Arroz Almoço, Café Paraibano e Macarrão Fast Paraibano Legumes”, só citando alguns exemplos.
É por isso que eu sempre digo: criatividade é tudo, mesmo naqueles assuntos mais complexos, o que torna-os mais fáceis de entender.