Image

#48folhas: UM ESTÍMULO PARA A SUPERAÇÃO

Depois que passei a procurar ajuda para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, estou aprendendo aos poucos a lidar com isso […]
, , , ,

Depois que passei a procurar ajuda para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, estou aprendendo aos poucos a lidar com isso e superar de vez o problema. Exercícios, terapia e pequenas atitudes fazem a diferença.

camera

Para quem não sabe o que é o TOC, explico: em determinados momentos, você repete determinadas atividades para “abafar” um pensamento ruim. Você não sabe em que momento parar, e quando você acha que conseguiu eliminar esse pensamento, lá vai você repetindo tudo de novo. Era um círculo vicioso no qual você não conseguia sair, mas tinha noção exatamente que o que você está fazendo não tinha o menor sentido lógico. Mas mesmo assim não sabia como sair desse círculo. Você não entrou nele por sua livre e espontânea vontade.

Chegou um momento em que eu me preocupei com coisas e passei a ter medo de outras. Foi nesse momento de sufocamento que eu resolvi procurar ajuda. A terapia e outros fatores estão me ajudando a superar esse problema e assim consigo controlar minhas manias e minha ansiedade. Em outros momentos, nem sinto absolutamente nada.

Uma das terapias que vão me ajudar nessa superação está em algo que eu já fiz antes: o desenho. Já fiz um curso de desenho e pintura entre 2003 e 2006, mas saí dele porque não encontrava sentido naquilo que eu fazia. Queria transmitir alguma mensagem com aquela arte, mas não sabia que mensagem transmitir com as artes que fazia no curso de desenho e pintura, pois para mim parecia apenas mais reprodução do que a transmissão efetiva de seus próprios sentimentos. Com isso, só conseguia me identificar com aquilo que realmente conseguia transmitir mensagens (isso deve explicar tudo sobre eu estar num curso de publicidade).

E pensando nisso, comprei uma caixa de lápis, dois lápis de grafite e um caderno de desenho de 48 folhas. Voltei a fazer desenhos. E para deixar de ser um pouco perfeccionista e admitir que os desenhos não vão sair perfeitos como a minha cabeça quer, nenhuma das 48 folhas pode ser arrancada. O que significa que todo erro será perdoado.

Além das 48 folhas do caderno de desenho, comprei outras coloridas, o que vai me permitir ousar em outros desenhos e projetos.

Cada desenho que for sendo feito vai sendo postado no Instagram e no Facebook, e virá parar aqui no Blog Josivandro Avelar.

As cores já dominavam esse espaço. Agora vão se consolidar por aqui.

Aguardem as novidades, e acompanhem a série. Cada desenho é um estímulo para a superação, e essa é uma das maneiras que arrumei para esquecer de vez os problemas e a ansiedade.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  2. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  3. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  4. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  5. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  6. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.